O Litoral Norte Paulista recebeu um dos maiores swells dos últimos tempos no último final de semana e permaneceu por alguns dias. A bancada segurou e manteve o tamanho das ondas o suficiente para a organização do Maresias Shootout dar o sinal verde para o evento começar, que rolou na última segunda-feira (03/04), na Praia de Maresias, e a sebastianense Yasmin Neves, com muita coragem, garantiu o pódio entre as quatro melhores mulheres surfistas do campeonato, ao conquistar o quarto lugar no pódio.
Com o inédito título, Yasmim ratifica o tabu já quebrado de sua geração de mulheres surfistas de ondas pesadas botando para baixo nas “bombas” grande que rolaram em Maresias, mostrando que ali também é lugar de mulheres.
Em 2021, aos 17 anos, ela já havia conquistado o título de “Melhor Tubo Feminina”, no Paúba Super Tubos, finalizando em terceiro lugar na Feminino Open, modalidade estreante na 4ª edição do evento que foi In Memoriam a Pedro Tanaka. Em 2022, Yasmin foi além, mais uma vez, e mostrou que ondas grandes é a “sua praia” e sagrou-se a grande campeã da 5ª edição.
E, no Mareias Shootout o feito se ratifica ao garantir pódio nesta segunda edição do evento. A jovem, destemida, já foi campeã Estadual SUB 16. Yasmin está se consolidando em ondas pesadas e ganhando respeito dos mais velhos. “Como mulher tenho que trabalhar em dobro. Mas isso não é um empecilho para mim, porque eu gosto de ondas grandes. Espero estar incentivando outras garotas surfistas também. Eu já disse isso e repito: quero me especializar ainda mais em ondas ocas e grandes. Quero incentivar mais meninas a surfarem ondas grandes.”, disse Yasmin.
Todos os atletas tiveram apoio do jet ski para se dirigir ao outside e retornar após surfar sua onda, garantindo assim a segurança dos participantes.
Resultado final do Feminino Maresias Shootout 2023
1º Sol Carrion
2º Bruna Cardereli
3º Michaela Fregonesi
4º Yasmin Neves
5º Nicole Paceli
6º Sophia Gonçalves