Três título para as brasileiras no Park, Yndiara é campeã

Yndiara Asp / Julio Detefon/Divulgação STU
Yndiara Asp / Julio Detefon/Divulgação STU

As três skatistas que representaram o Brasil na modalidade Park nos Jogos Olímpicos de Tóquio formaram o pódio da etapa de abertura do STU National, em Florianópolis (SC), no domingo (04/02). Mas quem levou a melhor no Skate Park do Abraão, sentindo-se bem à vontade por andar em casa foi Yndiara Asp. Mas vale aqui uma menção honrosa à outra catarinense na final, Isadora Pacheco, que se superou após uma entorse no tornozelo e completou o pódio, com Dora Varella figurando em segundo lugar.

No novo formato de disputa da competição, novidade na edição 2024 do circuito brasileiro de skate, as seis finalistas se apresentam em duas sessões de 20 minutos, com um pequeno intervalo entre elas, fazendo quantas voltas forem possíveis, valendo a melhor volta em termos de classificação. Coincidência ou não, Yndiara Asp fez sua melhor apresentação na terceira das sete voltas que cada uma conseguiu fazer, recebendo a nota 75,17, assim como Dora Varella, que tirou um 73,00 na terceira volta.

“Estou muito feliz. É muita gratidão ao skate, à Prefeitura, por ter feito essa pista maravilhosa, e a toda organização do evento por proporcionar a celebração do nosso esporte aqui. É bem especial para mim começar o ano com essa vitória. Tenho treinado bastante, porque no ano passado os resultados não estavam saindo. E nada melhor do que começar 2024 assim. É uma motivação enorme para continuar treinando e trabalhando mais”, vibrou Ynd, que teve a torcida de perto do namorado, do pai, da mãe, dos irmãos e dos muitos amigos de Floripa.

Assim como vibrou, também lamentou o ocorrido com a amiga Isadora Pacheco. Na sua segunda volta, veio a queda. Ela caiu, torceu o tornozelo esquerdo e, sentindo muitas dores, foi prontamente atendida pelo médico Carlos Wahle e pelo fisioterapeuta Léo Assis Brasil. Com o pé devidamente enfaixado com fita (Kinesio Tape, indicada para inibição muscular, proteção articular e alívio de dor), sabe-se lá de onde tirou forças para voltar à pista e se apresentar pela terceira vez. Até ali, ela tinha apenas a quarta melhor nota. Na raça, tirou um 70,00 e, mesmo sem poder fazer as quatro voltas seguintes, a nota lhe garantiu o pódio.

“A Isa é minha irmã e é uma guerreira, desde sempre. Já passamos por muita coisa juntas. Já corri com dores e sei bem como é. E ela se superou. Voltou para a pista e ainda conseguiu fazer uma super volta e garantiu o pódio. Ela é muito inspiração para todas as meninas. Um prazer ter ela no pódio com a gente, um orgulho do Park feminino”, comentou Yndiara, que largou na frente na corrida do título brasileiro e embolsou 50 mil reais com o título da etapa.

Compartilhe.