Os dias passavam em Porto Alegre (RS) e parecia que dificilmente a terceira etapa do STU National 2024 seria concluída. Mas a tempestade prevista para domingo (14/04) não deu as caras e o melhor do skate brasileiro, enfim, pôde ser reverenciado. E na última das finais, a do Park feminino, quem fez a festa foi a anfitriã Sofia Godoy, gaúcha de Campo Bom, que conquistou o bicampeonato em casa e se manteve no topo do ranking da modalidade, depois de também ter subido ao lugar mais alto do pódio em Criciúma (SC).
Assim como no Street feminino, as meninas do Park só puderam entrar em cena neste domingo. As semifinais, que estavam marcadas para o sábado, não puderam ser realizadas por conta da chuva e tudo ficou para o último dia de realização da etapa. O céu limpou e elas puderam se apresentar. Depois de cada finalista conseguir dar um total de cinco voltas nas duas sessões de 20 minutos da final, Sofia Godoy confirmou a boa fase e arrancou dos juízes uma nota 72,00, garantindo o título. O vice ficou com Isadora Pacheco, com Fernanda Tonissi completando o pódio.
“Aquela Sofia do ano passado que ganhou aqui conseguiu fazer uma volta muito boa, mas a Sofia de hoje evoluiu, não só na pista, com novas manobras, mas como pessoa também. Já não fico mais tão nervosa como antes, o que às vezes nos atrapalha. E andar em casa, ao lado da minha família, e com muitos amigos na arquibancada, alivia bastante a tensão e ajuda muito. É uma vibe totalmente diferente, e numa pista em que ando direto. Foi difícil toda essa indefinição se teria ou não etapa, torcíamos muito para que parasse de chover, e acabou dando certo. Feliz é a palavra”, disse Sofia, de apenas 15 anos.
Mais um para a conta: paraskatista Vini Sardi cheira a títulos
Já o Paraskate foi a categoria um pouco menos afetada pelo mau tempo, já que a final da modalidade Park já estava mesmo marcada para o domingo. Ainda assim, os nove paraskatistas não tiveram tempo para treinar nos dias anteriores, apenas o período natural de aquecimento antes da competição de hoje. No fim, título para Vini Sardi, que também foi campeão do Park em Florianópolis, na primeira etapa do ano – na segunda, em Criciúma, foi realizado o Paraskate Street e Vini ficou em quarto lugar.
“Toda essa paralisação por causa do mau tempo afetou muito meu desempenho. Só acertei uma volta, não consegui mandar muitas manobras que queria, muito por falta de treino mesmo. A última vez que conseguimos entrar na pista para treinar foi na quarta-feira e é bem difícil manter uma constância. Afetou, mas acertei uma boa volta, porque já tinha andado aqui em 2022, quando fui campeão também, e tentei mesclar a volta que dei há dois anos com a de hoje. Deu certo. Fiz meu melhor e fui feliz”, vibrou Vini.
A etapa do STU Porto Alegre é apresentada pelo Banco BV e tem como patrocinador master a Petrobras, além de patrocínios da Prefeitura de Porto Alegre, da Monster Energy, da Tiger e da Fruki. É homologada pela CBSk e tem como parceiro especial a Kenner, além dos parceiros oficiais Eletromídia, Altermark e Matriz Skateshop. O apoio é da FGSKT, da ABPSK e da Drop Dead.
RESULTADO FINAL – PARK FEMININO
1º – Sofia Godoy – 72,00
2º – Isadora Pacheco – 69,00
3º – Fernanda Tonissi – 67,00
4º – Marina Praxedes – 66,20
5º – Fernanda Galdino – 65,50
6º – Maitê Demantova – 64,17
RESULTADO FINAL – PARASKATE PARK
1º – Vini Sardi – 72,00
2º – Felipe Nunes – 71,00
3º – Ítalo Romano – 68,10
4º – Tony Alves – 62,17
5º – Leo Almeida – 33,00
6º – David Soares – 29,33
7º – Nando Araújo – 21,00
8º – Jota Ribeiro – 19,33
9º – Rogério Bento – 18,33