Skatistas têm voz marjoritária na eleição da Comissão de Atletas da CBSk

Foto DivulgaçãoFoto Divulgação

A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) divulgou, na última sexta-feira (03), a relação de skatistas eleitos para a Comissão de Atletas e para os Comitês de Bowl e Park, Downhill Slide e Longboard Downhill, Downhill Speed, Freestyle, Slalom, Street, Vertical e Paraskate. A votação aconteceu na quinta-feira (2) de maneira online pelo www.filiadocbsk.com.br, em uma eleição histórica para a CBSk.

O processo valorizou a diversidade, garantindo entre os eleitos a presença de representantes de todas as modalidades, mulheres e paraskatistas. Com a formação da Comissão de Atletas permanente, a entidade garante a participação majoritária de skatistas em todas as assembleias da Confederação. Assim, os skatistas atuarão diretamente nas decisões tomadas pela gestão da CBSk.

“Os skatistas serem maioria nas assembleias é um projeto que foi pensado e iniciado em 2017, quando o Bob Burnquist se tornou presidente e entrei como vice. Só foi possível concretizar esse projeto porque as entidades filiadas entenderam a importância dessa mudança estatutária. Então, é um trabalho institucional desenvolvido em conjunto”, destaca Eduardo Musa, presidente da CBSk.

“Foi uma eleição democrática, ampla e que dará representatividade a quem de direito, com a garantia de skatistas de todas as modalidades, mulheres e um paraskatista dentro da Comissão de Skatistas. Estamos dando direito de decisão a todos os segmentos do skate institucional e a quem realmente viverá o efeito dessas decisões”, completa Musa.

A Comissão de Atletas será formada por um total de 21 skatistas. São nomes de seis estados brasileiros – Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo – e ainda uma skatista brasileira que reside na Inglaterra.

Os Comitês das Modalidades contam com um total de 24 skatistas – 3 por comitê. São representantes de sete estados: Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Entre as mulheres, as eleitas para os Comitês das Modalidades foram Thiz Bertoni (Downhill Slide), Valéria Ribeiro (Downhill Speed), Monica Polistchuk (Freestyle) e Aline Soares Dantas (Street). Todas elas também integram, junto com Jéssica Amorim (Downhill Slide), a Comissão de Atletas.

Nando Araújo, mais votado para o Comitê de Paraskate, será o representante da modalidade na Comissão.

Comissão de Atletas

A Comissão de Atletas é um órgão autônomo que possui maioria de votos em todas as Assembleias da CBSk, como eleição para presidente e vice, aprovação de contas, inclusão de novas entidades filiadas etc.

Comitês das Modalidades

Cada comitê atua em conjunto com a CBSk em prol do fortalecimento e desenvolvimento da respectiva modalidade que representa. Cabe aos comitês, por exemplo, analisar e atualizar regulamentos e cadernos técnicos.

As idades dos eleitos das comissões variam de 25 a 60 anos, e eles representam sete estados do Brasil.

Compartilhe.