O Mundial de Skate Street finalmente chegou! Nesta quarta-feira (01), os skatistas brasileiros estarão em ação em Sharjah, nos Emirados Árabes, valendo pontos importantes para a corrida olímpica, com foco nos Jogos de Paris, em 2024. O evento terá transmissão ao vivo no final de semana (04 e 05) das semifinais e das finais pelo Olympics.com e Worldskate.tv.
Para chegar ainda mais preparado no torneio internacional, a Seleção Brasileira de Street se reuniu neste mês para realizar treinamentos específicos para o Mundial. Na pista da Praça Duó, no Rio de Janeiro, alguns dos principais atletas do país aprimoraram questões físicas e técnicas.
Rogério Mancha, consultor técnico da Seleção Brasileira de Street, exaltou o momento do skate. Para o profissional, a união no Rio de Janeiro dá ainda mais força aos atletas brasileiros. “Tem o período da parte técnica, do rolê na pista de skate. A gente tem a parte física com o Carlos Barreto (fisioterapeuta) e também, conjuntamente, a parte psicológica com a Juliane Fechio. Os treinamentos foram super bem aproveitados. E eu tenho certeza que os resultados vão vir, não só no Mundial, mas neste ano de 2023, rumo a Paris 2024”, afirmou Mancha.
Após os primeiros dias de treino e contato com a pista nos Emirados Árabes, a quarta-feira terá classificatórias do feminino, enquanto os homens só entram na quinta-feira, também com classificatórias. Sexta, com as quartas de final, sábado, com as semifinais, e domingo, com as finais.
No Street feminino, serão cinco nomes da Seleção Brasileira Principal e um da Júnior: Gabriela Mazetto, Kemily Suiara, Marina Gabriela, Pâmela Rosa e Rayssa Leal – já classificada para a segunda fase por estar no top 5 do ranking mundial -, além de Maria Clara (Júnior). Além delas, Carla Karolina também estará nas disputas.
Isabelly Ávila e Virginia Fortes Aguas, ambas da Seleção Brasileira, se recuperam de lesão e não embarcaram para os Emirados Árabes.
No Street masculino, estarão no evento os seis skatistas da Seleção Principal e um da Júnior: Eduardo Neves, Gabryel Aguilar, João Lucas Alves, Felipe Gustavo, Giovanni Vianna e Lucas Rabelo, além de Filipe Mota (Júnior). Carlos Ribeiro, Ivan Monteiro, Kelvin Hoefler e Vinicius Costa também irão representar o Brasil.
Cronograma
Mundial de Street
29 de janeiro a 5 de fevereiro
Domingo (29/01), segunda (30/01) e terça (31/01) – treinos
Quarta (01/02) – classificatórias feminino
Quinta (02/02) – classificatórias masculino
Sexta (03/02) – quartas de final – feminino e masculino
Sábado (04/02) – semifinal – feminino e masculino
Domingo (05/02) – final – feminino e masculino