As skatistas Pâmela Rosa, Gabriela Mazetto e Rayssa Leal se classificaram, nesta sexta-feira (3), para as semifinais do Campeonato Mundial de Street, que acontece em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Na categoria masculina, Kelvin Hoefler e Giovanni Vianna também avançaram para a próxima etapa. O evento terá transmissão ao vivo no final de semana (04 e 05) pelo Olympics.com e Worldskate.tv.
No sábado (04), a semifinal feminina começa às 7h25 (BRA). O masculino entra em ação às 10h55 (BRA). No domingo (05), a final feminina será às 9h25 (BRA) e a masculina às 10h55 (BRA).
A brasileira melhor colocada foi Pâmela Rosa, na 6ª posição das quartas de final, com 72.38 pontos. Gabriela Mazetto fechou na 10ª posição, com uma melhor volta de 65.24 pontos. Rayssa ficou na 15ª colocação, com 48.65. Marina Gabriela também representou o Brasil, ficando na 32ª colocação (21.75). A holandesa Roos Zwetsloot teve a melhor volta nesta quartas de final, com 82.58. “O nível do skate está muito grande, surgiram muitas meninas novas e fico muito feliz de estar representando nosso país. Passamos eu, Rayssa e Gabriela para as semifinais. Estou muito feliz, voltei há pouco tempo de lesão, mas já estou conseguindo andar sem dor e representar nosso país”, destaca Pâmela Rosa.
“Hoje rolou o segundo dia de competição. E, graças a Deus, Pâmela Rosa, eu e a Rayssa Leal passamos para a segunda fase, que será amanhã, as semifinais. O nível de competição está cada vez aumentando e amanhã o bicho vai pegar, vamos ver o que vai acontecer”, completa Gabriela Mazetto.
No Street masculino, Kelvin Hoefler conquistou a 2ª melhor colocação, com 82.30 pontos na sua melhor volta. O norte-americano Jagger Eaton, que já havia feito a melhor pontuação na etapa anterior, ficou em com a melhor nota, total de 85.01.
Outro brasileiro que avançou foi Giovanni Vianna, com 68,89 pontos em sua melhor volta. Três skatistas não avançaram: Eduardo Neves, com 59.65, Ivan Monteiro, com 56.07, Lucas Rabelo, com 54.71, ficaram com a 22ª, a 26ª e a 27ª posição, respectivamente. “Hoje rolaram as quartas de final. Acabamos passando para as semifinais eu e o Kelvin. O nível de skate está altíssimo. O mundo inteiro colando para andar de skate. Amanhã, mais skate e torcida para o Brasil”, completa Giovanni Vianna.
Formato de disputa
O Mundial de Skate Street é a segunda competição a valer pontos no ranking olímpico para Paris 2024. O torneio vai contar com 4 etapas: classificatórias, quartas de final, semifinais e final. Na primeira (classificatórias) e na segunda fase (quartas de final), os skatistas têm direito de realizar duas voltas de 45 segundos, valendo como pontuação final a volta de maior nota.
Na semifinal e na final, cada skatista realiza duas voltas e cinco tentativas de manobra. A pontuação final será composta pela somatória de três notas: melhor volta e as duas manobras de maior pontuação.
A segunda fase (quartas de final) do evento reúne 32 skatistas – melhores da primeira fase + pré-classificados. A semifinal concentra os 16 melhores das quartas de final. Os 8 melhores avançam para a final.
Cronograma
Mundial de Street
Sábado (04/02) – semifinal – feminino e masculino
Domingo (05/02) – final – feminino e masculino