Seleção Brasileira de Street fecha preparação para Pro Tour de Roma

Foto DivulgaçãoFoto Divulgação

A Seleção Brasileira de Street encerrou a preparação para o Pro Tour de Roma (ITA) com uma semana de treinos no Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 9 de junho. Os trabalhos foram realizados na praça Duó e, em um dos dias, os skatistas também fizeram uma sessão na Caverna Spot. A competição em solo italiano acontece entre os dias 18 e 25 de junho.

No Street masculino, participaram do treinamento os skatistas Eduardo Neves, Gabryel Aguilar e Lucas Rabelo. No feminino, Carla Karolina, Gabriela Mazetto e Kemily Suiara.

“Andar de skate com a Seleção Brasileira é muito gratificante. Primeiro pelo suporte e também por poder representar o Brasil junto com todo esse time incrível. As Olimpíadas são algo que é muito um sonho meu e com certeza um sonho de muitos”, destaca Lucas Rabelo.

“É muito importante porque tem toda a equipe técnica. Principalmente em véspera de campeonato, que é onde a gente acaba pegando ritmo maior, acordando cedo, treinando. Então a gente tem aquele dia todo preparado. Isso ajuda bastante a gente”, comenta Carla Karolina sobre as semanas de treino da Seleção.

“Estou muito feliz de fazer parte da Seleção Brasileira Principal. Eu já vinha participando de alguns treinos, com todo cuidado do Carlão, do Mancha, do Detefon e da Ju. Fico muito orgulhosa de ter saído da Júnior e hoje participar da Principal”, completa a skatista.

O grupo contou com o suporte do consultor técnico Roger Mancha, do observador técnico Julio Detefon, do fisioterapeuta Lucas Gabriel Baldivia (da clínica do fisioterapeuta Carlos Barreto), da psicóloga Juliane Fechio (dinâmica online) e da assessora técnica Milena Anuska.

Recentemente, entre os dias 7 e 13 de maio, a Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) já havia promovido uma semana de treinos em São Paulo. A Seleção passou pelas pistas do Bom Retiro, Brasil Skate Camp, Franco da Rocha, Saúde e pela recém-inaugurada pista da skatista Pâmela Rosa, em São José dos Campos.

No Pro Tour de Roma, o skateboarding brasileiro será representado por todos os nomes da Seleção Brasileira no masculino: Carlos Ribeiro, Eduardo Neves, Felipe Gustavo, Gabryel Aguilar, Giovanni Vianna, João Lucas Alves e Lucas Rabelo. Além deles, Filipe Mota (Seleção Júnior) e Kelvin Hoefler também estarão nas disputas.

Entre as mulheres, também estão confirmadas todas as skatistas da Seleção Brasileira: Carla Karolina, Gabriela Mazetto, Kemily Suiara, Pâmela Rosa, Rayssa Leal e Virginia Fortes Aguas. Marina Gabriela também estará no Pro Tour.

Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023
Além de contar pontos nas classificatórias para Paris 2024, o Pro Tour em Roma (ITA) também será decisivo para a definição dos nomes que irão para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, que acontecem entre os dias 21 e 22 de outubro.

Os melhores brasileiros (1 vaga no masculino e 1 vaga no feminino) do ranking olímpico de Street em 5 de julho estarão garantidos na competição – o Pro Tour na Itália será o último evento do Street até essa data.

Além desses nomes, Pâmela Rosa e Lucas Rabelo garantiram vaga para o Pan-Americano ao se sagrarem campeões dos Jogos Pan-Americanos Júnior, em 2021.

Classificatórias para Paris 2024
Assim como aconteceu nos Jogos de Tóquio, a corrida classificatória para os Jogos de Paris 2024 será dividida em duas fases.

1ª fase
Pro Tour de Street – Roma-ITA – 26/06 a 03/07/2022;

Mundial de Street – Sharjah-EAU – 29/01 a 05/02/2023;

Pro Tour de Street – Roma-ITA – 18/06 a 25/06/2023;

Pro Tour de Street – Lausanne-SUI – 09/09 a 16/09/2023;

Mundial de Street* – Japão – 10/12 a 17/12/2023;
Anunciado pela World Skate em 8 de junho de 2023.

Pro Tour de Street – Sharjah-EAU – 14/01 a 21/01/2024.

2ª fase
Os 44 primeiros do ranking da World Skate em cada modalidade, em cada categoria, avançam para a segunda fase. Seguindo os critérios da corrida olímpica, na segunda fase, cada país poderá ter o limite de até 6 skatistas por modalidade (Park e Street) e categoria (Feminino e Masculino).

Compartilhe.