Augusto Akio, Raicca Ventura, Kelvin Hoefler, Lucas Rabelo, Pâmela Rosa e Rayssa Leal são os classificados do skateboarding brasileiro para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, que acontecem entre os dias 21 e 22 de outubro.
A definição dos classificados aconteceu com as disputas do Pro Tour de Park em San Juan (ARG) e do Pro Tour de Street em Roma (ITA). Os melhores brasileiros (1 vaga no masculino e 1 vaga no feminino) do ranking mundial olímpico em 5 de julho garantem vaga para o Pan. Assim, as duas competições fecharam o ciclo de eventos até essa data limite.
Além desses quatro nomes, Pâmela Rosa e Lucas Rabelo garantiram vaga para o Pan-Americano ao se sagrarem campeões dos Jogos Pan-Americanos Júnior, em 2021 – só houve disputas de Street na competição.
No atual ciclo olímpico, Augusto Akio se sagrou vice-campeão mundial de Park em Sharjah (EAU), sendo atualmente o 2º melhor colocado do ranking. Raicca Ventura foi a 3ª colocada no Pro Tour de San Juan, sendo a 6ª do ranking mundial.
Rayssa Leal se tornou campeã mundial de Street em Sharjah (EAU), ocupando a 1ª posição do ranking. Kelvin Hoefler conquistou o 3º lugar no Pro Tour de Roma, sendo o 6º colocado do ranking mundial.
Além das três medalhas de prata em Tóquio, o skateboarding brasileiro soma medalhas em todos os eventos* da cena olímpica disputados até aqui: dois ouros (Pâmela Rosa e Lucas Rabelo) nos Jogos Pan-Americanos Júnior 2021; ouro (Gabriela Mazetto), prata (Carla Karolina) e bronze (João Lucas Alves) nos Jogos Sul-Americanos 2022; e ouro (Virginia Fortes Aguas) e bronze (Matheus Teixeira) no Jogos Sul-Americanos da Juventude 2022.