A maior corrida de skate do mundo, a Skate Run, está marcado para o dia 3 de dezembro, em São Bernardo do Campo. Historicamente, Santo André, bem como suas vizinhas São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, sempre foi protagonista em revelar grandes nomes do skate nacional e do mundo. Isso por conta da existência de pistas importantes e pioneiras da modalidade, que vieram dos EUA diretamente para solo brasileiro na década de 1970. Uma dessas feras é o andreense e hexacampeão mundial Sandro Dias, que aprova a escolha da organização pela cidade. “Muito contente em participar de mais esta edição, ainda mais sabendo que vou poder andar nas ruas da cidade em que nasci e onde dei meus primeiros passos em cima de um skate”, ressalta Sandro.
E não haveria lugar melhor para realizar um evento que grande porte, que deve receber mais de 3 mil skatistas de todo país, entre amadores e profissionais. O município já sediou eventos históricos do skate brasileiro, como “O Dia D”, de 2006. Na ocasião, Sandro Dias comemorou sua série de títulos mundiais levando para o Parque Central um halfpipe para demonstrações de skate vertical com os principais nomes da modalidade na época. Mais de 30 mil pessoas compareceram e ainda foram embaladas pelo som da banda Charlie Brown Jr.
“É muito importante poder levar a Skate Run para Santo André, uma cidade que vive skate. Além da prova, quem comparecer na arena montada exclusivamente para o skate poderá aproveitar as muitas atrações como apresentação de Motocross freestyle e BMX freestyle, com o bi-campeão brasileiro Fred Kyrillos e Caio Rabisco, da seleção brasileira de BMX, uma competição de game of skate e clínicas de skate numa mini-rampa, a seleção dos melhoras foodtrucks e boa música com shows e Dj! A cidade merece essa festa”, disse Dárcio França, organizador da Skate Run e também criador do O Dia D.
Por Flávio Perez