Sol, mar azul e ondas alucinantes formaram o cenário perfeito para uma sessão de surf eletrizante, protagonizada pelo jovem talento catarinense Ryan Martins, de apenas 12 anos.
Local da praia do Santinho (costa norte da Ilha de Santa Catarina), o garoto não pensou duas vezes em acionar o experiente fotógrafo Basílio Ruy, para registrar esses momentos de muita adrenalina em uma das ondas mais pesadas de Floripa(SC).
O Moçambique é a maior praia da ilha, e dispõe de inúmeros bancos de areia espalhados por toda sua extensão, onde ainda é possível surfar com crowd 0 ou com poucos surfistas. Foi numa dessas bancadas que Ryan e seu staff fincaram sua estrutura, e iniciaram o ataque.
Em dias pesados o “Moçamba” possui uma arrebentação difícil de varar, e é famosa por suas poderosas séries que costumam “gentilmente convidar os surfistas menos preparados a se retirarem do mar”. Qualquer ajuda é sempre bem vinda, e a carona de Jet-ski caiu bem para Ryan Martins ultrapassar esse primeiro obstáculo pra quem quer encarar essa bronca.
Foram duas horas intensas e produtivas para o campeão catarinense amador Sub-10 de 2018. Nessa sessão ele colocou em prática as informações absorvidas no “Surf Camp” que participou recentemente em Ubatuba(SP), ministrado pelo Luiz Henrique Campos “Pinga”.
O garoto mostrou clara evolução em técnicas essenciais como posicionamento, leitura de onda e principalmente o preparo físico e fôlego em dias como esse. “Foi demais poder surfar essas ondas alucinantes, que apesar de assustadoras, encarei como um desafio pra mim, ainda mais tendo o Basílio fora da água fotografando tudo. Tinha que tentar fazer bonito” declarou Ryan Martins.