Mais de 50 skatistas são contemplados com bolsas públicas

Mais de 50 skatistas do Ceará, do Pará e Piauí estão entre os contemplados com bolsas públicas para atletas, suporte que auxilia no desenvolvimento do esporte e cria oportunidades para o surgimento de novos talentos. O trabalho é fruto da atuação regional da Federação Estadual de Skate do Ceará, da Federação Paraense de Skate e da Federação Piauiense de Skateboard.

O Ceará é o estado com maior número de contemplados. No total, são 40 nomes aprovados para o Bolsa Jovem ou o Bolsa Esporte. As duas modalidades foram iniciativas da Prefeitura de Fortaleza, com foco em atletas iniciantes até aqueles que já estão em um nível mais alto.

Já o Estado do Pará terá dez skatistas com a Bolsa Talento, sendo quatro bolsas nacionais para o Longboard e seis bolsas regionais para o Street. Os contemplados são skatistas das cidades de Belém, Salinas, Castanhal, Benevides e Ananindeua.

No Piauí, serão mais três atletas que contarão com o auxílio do Bolsa Piauí, em iniciativa do Governo do Estado. Nos três estados, os skatistas conquistaram o auxílio com suporte das federações de skate regionais. Com alto número de praticantes em todo o Brasil, o skate tem sido um dos esportes mais valorizados por programas de bolsas.

Em fevereiro de 2022, o Governo Federal publicou a lista do Bolsa Pódio para o ciclo de Paris, e a modalidade esteve em destaque. Junto com o atletismo, o esporte foi o que contou com mais atletas entre os selecionados, com 19 nomes.

Em abril, no anúncio do Bolsa Atleta, o Governo Federal aprovou 16 atletas do skate para receberem o auxílio. Na estreia em Olimpíadas, o skate brasileiro conquistou três medalhas de prata em Tóquio. As bolsas são um suporte importante para os competidores.

Compartilhe.