Luiz Francisco e Raicca Ventura elevam o Brasil no STU Open Rio

Andre Mariano e Luiz Francisco - Foto: Julio Detefon/STUAndre Mariano e Luiz Francisco - Foto: Julio Detefon/STU

Em duas finais de altíssimo nível técnico (feminina e masculina), Luiz Francisco ficou com o terceiro lugar e colocou o skate brasileiro no pódio do Park no STU Open Rio. Um total de seis skatistas, todos da Seleção Brasileira, representaram o skate nacional nas disputas deste domingo (09), na Praça Duó, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ).

No masculino, além da presença de Luizinho entre os três melhores, Murilo Peres (6º) e Pedro Barros (8º) também representaram o skate nacional. O australiano Keegan Palmer ficou com o título do STU Open Rio e o norte-americano Tate Carew foi o segundo colocado.

“É muito bonito você saber que está ali dentro, na pista, empolgando tanta gente, e receber isso de volta. As pessoas gritando, vibrando com cada manobra, dá para sentir toda essa energia. É maravilhoso poder ter essa troca com o público. Eu busco me divertir, o skate é isso. Sou grato e feliz. Só posso me dedicar 100% e continuar nessa linha. Foi muito legal poder estar aqui no Brasil com tantos amigos de novo”, disse Keegan Palmer, que, logo após terminar sua última volta, jogou seu skate para a galera.

Na semifinal, Andre Mariano, irmão de Luizinho, ocupava a oitava posição das disputas quando machucou o ombro. Em sua última volta, Luiz Francisco acabou superando a melhor nota do irmão e assegurou uma vaga na final.

“Falei desde o início que hoje seria por ele (irmão) e, graças a Deus, deu certo. Ontem, numa última mensagem que enviei para minha família, avisei que foi um dia triste, que o Minhoca tinha se machucado, mas que, na final, eu andaria por ele. Quando ele voltou do hospital, onde foi tirar uma radiografia, ainda fomos tomar uma para relaxar. E disse a ele que ainda teria que fazer um bom papel no dia seguinte. Se ele não estivesse presente aqui hoje, seria totalmente diferente. Ele me deu uma força enorme”, comentou Luiz Francisco, atual campeão do STU National (Circuito Brasileiro Open).

A categoria feminina abriu as disputas do dia. Raicca Ventura (4ª), Dora Varella (5ª) e Isadora Pacheco (8ª) representaram o Brasil em uma final que terminou com Sky Brown (GBR) como campeã, Sakura Yosozumi (JAP) na segunda posição e Minna Stess (EUA) na terceira colocação.

“Graças a Deus, a manobra que eu vinha tentando entrou, apesar de ter errado uma outra. Pelo menos, acertei uma volta inteira com essa que não consegui encaixar ontem. Estou muito satisfeita, foi um alívio mesmo. Tive a oportunidade de andar com duas referências que tenho, a Sky e a Sakura, das quais sou muito fã. Acompanhei elas pela TV durante a Olimpíada. E falava: ´Vou aprender essa manobra aí´. Realmente, elas estão num nível de skate muito acima, mas vi que posso chegar”, completa Raicca Ventura, que se sagrou campeã do STU National 2022.

Resultado Final – Park masculino

1 – Keegan Palmer (AUS) – 85,23

2 – Tate Carew (EUA) – 80,00

3 – Luiz Francisco (BRA) – 79,07

4 – Steven Pinero (PUR) – 78,00

5 – Kieran Wooley (AUS) – 77,63

6 – Murilo Peres (BRA) – 76,23

7 – Pedro Barros (BRA) – 65,67

8 – Gavin Bottger (EUA) – 58,50

Resultado Final – Park feminino

1 – Sky Brown (GBR) – 67,33

2 – Sakura Yosozumi (JAP) – 55,00

3 – Minna Stess (EUA) – 53,13

4 – Raicca Ventura (BRA) – 51,33

5 – Dora Varella (BRA) – 48,53

6 – Louise-Aina Taboulet (FRA) – 47,30

7 – Naia Laso (ESP) – 42,00

8 – Isadora Pacheco (BRA) – 40,50

Compartilhe.