Kalani Konig brilha na abertura do STU National

Kalani Konig_Park / Foto Julio Detefon/Divulgação STU
Kalani Konig_Park / Foto Julio Detefon/Divulgação STU

Kalani Konig, 16 anos, natural de Florianópolis (SC), um dos “manezinhos da Ilha”, justamente na sua casa, diante de família e amigos, foi o grande destaque no Skate Park do Abraão no primeiro dia de competição da etapa de abertura do STU National 2024. Neste novo formato de disputa do circuito brasileiro de skate, os 24 skatistas, tanto no Park quanto no Street, são divididos na fase eliminatória em seis baterias com quatro atletas cada, avançando apenas o primeiro de cada uma direto para a semifinal de sábado. Segundo e terceiro ainda têm chance de classificação na repescagem, com o quarto lugar eliminado.

Ao lado de Luiz Francisco, o Luizinho, um dos representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Kalani tem essa magia e o dom de andar e competir há alguns anos em ambas modalidades. Nesta sexta, tudo começou pelo Park. Como já havia tirado uma nota muito alta na segunda vez que entrava na pista, um 80,33, o que praticamente já lhe garantia o primeiro lugar na sua bateria, ele abriu mão de fazer sua terceira e última volta e disparou em direção à pista de Street, onde sua bateria já entrava no momento do aquecimento. Hora de trocar o chip e se concentrar em novas linhas, totalmente distintas.

E o jovem Kalani logo mostrou que o dia era totalmente dele mesmo, os ares de Floripa realmente lhe fazem muito bem. Assim como no Park, terminou com a maior nota não só da sua bateria (76,12) como de toda qualificatória do Street, também se classificando automaticamente para a semifinal. Ele até comentou que gostou muito do novo formato, que, segundo ele, deu uma emoção diferente à competição, já que, a partir de agora, os skatistas têm que manter o foco apenas na própria bateria em termos de classificação, sem ter que se preocupar com as demais. E, claro, falou sobre sua correria.

Kalani Konig / Foto Pablo Vaz_Divulgação STU

Kalani Konig / Foto Pablo Vaz_Divulgação STU

“Não cravei minha primeira volta no Park, o dia está muito quente, calor pegando, mas meu desempenho foi perfeito na segunda e pude sair correndo para a outra pista, porque minha bateria lá coincidiu de ser praticamente no mesmo horário. No Street, consegui acertar toda minha primeira linha com as manobras que eu queria, zerei a pista. E ainda fiz o que ninguém fez ainda, que é descer no maior corrimão e já emendar no ruba. Entendo que os juízes valorizaram muito isso, por serem obstáculos muito próximos um do outro. Estou feliz demais e espero que esse show de skate continue amanhã nas semifinais”, desabafou Kalani.

Já as meninas só entram em cena neste sábado. Com o novo formato de competição, apenas 12 skatistas competem em cada etapa, tanto no Street quanto no Park. Assim, tudo começa direto das semifinais. Em cada modalidade, elas são divididas em três baterias de quatro nomes cada, com direito a 2 voltas de 45 segundos mais 15 segundos para a execução de uma melhor manobra. Vale a melhor nota (volta/manobra juntas). Primeiro e segundo de cada bateria avançam para a final. Terceiro e quarto colocados de cada bateria estão fora. Já o Paraskate Park é realizado com oito competidores numa final no domingo.

Compartilhe.