Títulos brasileiros em jogo!

Brasileiro Amador, Prainha / Foto Marcio David
Brasileiro Amador, Prainha / Foto Marcio David

Os melhores surfistas profissionais do Brasil estão desembarcando em São Francisco do Sul para competir de sexta a domingo (30 de agosto a 1° de setembro) na segunda etapa do CBSurf Pro Tour, o Circuito Profissional da CBSurf (Confederação Brasileira de Surf), buscando o Título de Campeão Brasileiro Profissional da temporada. Em 2018, Jadson André e Larissa Santos sagraram-se os Campeões.

As etapas do Circuito são realizadas em diversos estados do Brasil, com premiação igualitária entre homens e mulheres. A primeira etapa foi realizada em maio, na praia do Futuro (Fortaleza, Ceará), vencida pelo surfista local Artur Silva e pela carioca Taís Almeida. Agora, a marca Silverbay apresenta a segunda etapa.

A cearense Larissa dos Santos é a atual Campeã Brasileira Profissional da CBSurf. Na primeira etapa, defendendo o título, ficou na quarta colocação. Larissa contraiu o vírus da dengue e ainda não recebeu alta do médico para competir. “Como eu fui Campeã no ano passado, eu estava com gás para poder ir para a segunda etapa. Infelizmente aconteceu isso comigo de ter pegado esta virose, a Dengue, que eu ainda estou me recuperando. Foi uma coisa muito inesperada para mim, foi uma coisa muito triste, eu chorei bastante, porque era um campeonato muito importante”.

“Eu sei que não tem só esse, mas nesse campeonato em queria estar muito, eu queria muito estar disputando o título. Eu acho que vou estar um pouco fora da briga pelo título, devido não participar da segunda etapa. Esta virose acabou atrapalhando de eu estar disputando o título”.

“Mas o que importa é a minha saúde e eu estar cuidando dela, porque não foi fácil estar recebendo a notícia que eu estava com Dengue e não poderia mais participar do evento. O médico não me deu alta porque estou me recuperando ainda”.

“Eu fiquei bastante triste por não estar nesse evento, mas eu acho que Deus sabe de todas as coisas, eu acho que Deus está preparando algo muito grande para mim. Eu queria muito estar nesse evento. Se tudo fosse perfeito, ia ser maravilhoso, mas nem tudo é perfeito, sempre acontecem as coisas de acordo com Deus, da presença de Deus. Infelizmente eu não vou estar, mas desejo boa sorte para todas as atletas que vão estar nesse evento”.

O ranking da categoria Feminina do Circuito CBSurf PRO Tour 2019 está sendo liderado pela atleta carioca Tais Almeida, seguida das paulistas Camila Cassia e Julia Santos. Em quarto está Larissa dos Santos.

“Minhas expectativas são as melhores, tenho treinado bastante dentro e fora da água pra dar o meu melhor. Competi ano passado no QS1500 de São Chico, gostei bastante da onda da Prainha porque é forte e de qualidade, Me favorece porque gosto de ondas fortes. Acho muito legal ter uma etapa em Santa Catarina, porque SC respira o surf, tem altas praias com boas ondas e o público sensacional”, disse Tais Almeida na semana passada.

O cearense e líder Masculino Artur Silva vem de vitória na sua praia e confiante diz: “Estou treinando pra caramba nos últimos meses, eu também estou competindo outros Circuitos, e isso ajuda muito nos treinos, na confiança, no meu dia-a-dia dos treinos, o psicológico também que é bastante importante, é importantíssimo você estar com a cabeça boa para este tipo de competição, que é bastante acirrada, atletas do Brasil todo. Estou confiante, as minhas pranchas estão muito boas, cheguei um pouco antes em São Chico para treinar, pois são condições bem diferentes de onde eu treino no dia-a-dia, na praia do Futuro, onde eu moro. Que tenham boas ondas no dia da competição para a gente dar o nosso melhor”, diz o Atleta.

O Campeão Cearense Charlie Brown vem com tudo na segunda colocação do ranking, com o paulista Marcos Correa em terceiro e o Pernambucano Thiago Silva em quarto.

INSCRIÇÕES – seguem abertas, e devem ser realizadas diretamente com a CBSurf. Neste link você receberá todas as informações sobre as inscrições: http://www.cbsurf.com.br/portal/index.php/9-informativos-2017/novidades/633-aberta-inscricoes .

Nestas duas etapas o Circuito CBSurf PRO Tour já distribuiu um total de R$180 mil, sendo a pioneira em premiações igualitárias, a frente até da WSL (World Surf League). Nos eventos da CBSurf, as categorias Masculinas e Femininas sempre são realizadas juntas. “Muito importante o surfe catarinense receber a etapa do Circuito Profissional Brasileiro em nosso estado, uma conquista da FECASURF junto à CBSURF. Para os atletas catarinenses, uma oportunidade de competir em casa, um evento com excelente premiação e muita chance de conquistar um bom resultado no Circuito!”, diz Reiginaldo Ferreira, Presidente da FECASURF (Federação Catarinense de Surf).

Gestão socioambiental do evento

O evento conta com Sistema de Gestão Ambiental (SGA) aplicado por profissional tecnicamente e legalmente habilitado, reduzindo os impactos negativos e potencializando os impactos positivos.

Os surfistas locais são bastante ativos nas causas socioambientais da região, como no movimento #SumidoroFree, que luta pela conservação da Bahia da Babitonga e pela preservação da onda do Sumidouro. A organização do evento junto à ASP (Associação de Surf da Prainha) estarão produzindo um documentário sobre o tema durante toda a semana do São Chico Brasileiro de Surf, para aproveitar o alcance do evento e divulgar nacionalmente o problema. Este produto será uma pequena contribuição do evento perante a causa local.

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul também é muito proativa. Em 2018, durante um evento de surfe na Prainha, aderiu à Campanha Mares Limpos, da ONU (Organização das Nações Unidas), comprometendo-se a engajar-se e em executar ações de combate ao lixo nos oceano. Agora, em 2019, está obtendo a Certificação Internacional Bandeira Azul, entrando para o seleto grupo de praias que conquistaram este feito no Brasil.

Compartilhe.