Tatiana Weston-Webb perdeu para Tyler Wright e fica nas quartas de final

Tatiana Weston-Webb / Foto Brent BielmannTatiana Weston-Webb / Foto Brent Bielmann

Após três dias sem competição por falta de ondas, o Billabong Pro Pipeline retornou na segunda-feira, mas só foram realizadas as quartas de final femininas. A brasileira Tatiana Weston-Webb não achou nada para surfar e perdeu para a australiana Tyler Wright por 11,67 a 1,16 pontos. As previsões indicam que as condições vão melhorar bastante nos próximos dias. Nove brasileiros vão disputar classificação para as oitavas de final.

Os resultados das baterias comprovam a dificuldade do mar na segunda-feira. A norte-americana Lakey Peterson ganhou a primeira vaga para as semifinais, derrotando a costa-ricense Brisa Hennessy por 6,83 a 4,87 pontos. Ela vai enfrentar a bicampeã mundial Tyler Wright, que fez os recordes do dia contra Tatiana Weston-Webb, nota 6,50 no melhor tubo surfado na segunda-feira e 11,67 pontos. Depois, a pentacampeã mundial Carissa Moore superou a australiana Molly Picklum por 6,10 a 1,33 e Bettylou Sakura Johnson venceu o duelo havaiano da nova geração com Gabriela Bryan, por apenas 2,20 a 1,77 pontos.

A bicampeã mundial Tyler Wright fez os recordes do dia contra Tatiana Weston-Webb (Crédito da Foto: @WSL / Tony Heff)

A bicampeã mundial Tyler Wright fez os recordes do dia contra Tatiana Weston-Webb (Crédito da Foto: @WSL / Tony Heff)

Nas semifinais, Lakey Peterson e Tyler Wright disputarão a primeira vaga para a decisão do título do Billabong Pro Pipeline. Na segunda bateria, Bettylou Sakura Johnson de apenas 17 anos, enfrenta a experiente Carissa Moore de 30 anos, vice-campeã na final do ano passado nos tubos de Pipeline com a também havaiana Moana Jones Wong. As quatro vão decidir quem vestirá a lycra amarela de número 1 do primeiro ranking da temporada 2023, na próxima etapa em Sunset Beach, que começa no domingo também no Havaí.

As surfistas que disputaram as quartas de final na segunda-feira, largam na frente na corrida por vagas para as Olimpíadas de Paris 2024. O ranking feminino do WSL Championship Tour classifica oito surfistas, obedecendo o limite de duas de cada país. A brasileira Tatiana Weston-Webb está nesta primeira lista, com as australianas Tyler Wright e Molly Picklum e Brisa Hennessy, da Costa Rica. Outras três surfistas brigam pelas duas vagas dos Estados Unidos no último dia, a atual campeã olímpica Carissa Moore, a também havaiana Bettylou Sakura Johnson e a californiana Lakey Peterson. Mas, a temporada está só iniciando ainda.

Compartilhe.