A Câmara Municipal de São Paulo vai receber a segunda edição da exposição coletiva com Fotógrafos de Skate denominado “Fotos de Gaveta”, onde haverá uma edição em homenagens a 10 fotógrafos da velha escola, onde apenas um será homenageado e receberá uma placa representando a classe dos fotógrafos do skate. Na ocasião os organizadores deixará disponível uma exposiçõe com trabalho de outros 15 profissionais convidados. A edição homenagens acontece em São Paulo, no dia mundial da fotografia, em 19 de agosto.
Fotos de Gaveta é um projeto de exposição física e virtual que tem como objetivo de apresentar fotos de promissores ou já consagrados profissionais do cenário da fotografia de skate. O objetivo principal deste trabalho é estimular a cena da fotografia de skate em todo o país, mostrando através das exposições, sejam elas físicas ou virtuais, mais um canal para os profissionais da área, apresentarem seus trabalhos, estimular a produção de conteúdo, revelar novos talentos seja na fotografia, seja na prática do skate. Teve seu início em 2016 com exposições em Curitiba e São Paulo, e agora segue para seu segundo ano seguindo o mesmo formato inicial e também uma edição de homenagens.
Com o avanço das tecnologias voltadas a fotografia digital, a sua facilidade de acesso no quesito preço e principalmente de manuseio desses novos equipamentos, fez com que aumentasse também o número de fotógrafos amadores, que com o passar do tempo se desenvolveram e se tornaram atuantes por conta de seu trabalho, gerando conteúdo em quantidade maior que o número de mídias atuantes possam absorver em suas ferramentas, sejam elas revistas impressas, sites, blog, etc. A FdG busca com esse trabalho de exposições minimizar essa falta de oportunidades, criando um linha paralela para apresentar esses trabalhos até então “guardados na gaveta”.
Não é por acaso que as exposições levam o nome de Fotos de Gaveta. Através deste trabalho os fotógrafos tem a oportunidade de apresentar esses conteúdos produzidos, até então guardados, desconhecidos aos olhos do mercado de skate.
Por Alessandro McGregor