Samuel Pupo reina na Ericeira

Samuel Pupo-SP (Poullenot / WSL via Getty Images)Samuel Pupo-SP (Poullenot / WSL via Getty Images)

Mais uma vez, deu Brasil em outra etapa com status máximo do WSL Qualifying Series, com a família Pupo reinando nos eventos mais importantes da “perna europeia”. Miguel tinha vencido o QS 10000 de Pantin, na Espanha, agora, seu irmão mais jovem, Samuel, 19 anos apenas, festeja sua primeira vitória da carreira no QS 10000 EDP Billabong Pro Ericeira em Portugal. O australiano Stu Kennedy impediu uma decisão verde-amarela na Praia Ribeira D´Ilhas, barrando o catarinense Yago Dora nas semifinais, mas Samuel Pupo manteve a hegemonia de títulos brasileiros em todas as quatro etapas do QS 10000 esse ano. Com a vitória, Samuca saltou do 39º para o nono lugar no ranking, sendo o sexto brasileiro entre os dez primeiros colocados, que se classificam para o World Surf League Championship Tour.

“Foi uma semana realmente incrível, com altas ondas neste campeonato. Tivemos todos os tipos de condições para competir e estou muito feliz pela minha primeira vitória no QS”, disse Samuel Pupo. “Estou muito feliz por estar com meu irmão (Miguel Pupo) e todos os meus amigos, que sempre me ajudaram e torceram por mim. Foi incrível o apoio deles em cada bateria. O Stu (Kennedy) é um ótimo surfista e a bateria foi tensa até o fim. Mesmo faltando apenas três minutos, eu sabia que ele era capaz de obter a nota que precisava para me vencer. Mas, felizmente isso não aconteceu e eu consegui minha primeira vitória”.

Samuel Pupo é o atual campeão sul-americano Pro Junior da WSL Latin America, completou 19 anos de idade na sexta-feira e conseguiu entrar no QS 10000 Abanca Galícia Surf Classic Pro na Espanha, substituindo um atleta que cancelou sua participação. Ele ficou em nono lugar em Pantin, repetiu o resultado no QS 6000 Azores Airlines Pro na semana passada lá mesmo em Portugal, agora consegue sua primeira vitória da carreira e logo numa etapa do QS 10000, que são decisivas na definição das dez vagas para a elite dos top-34 da World Surf League. Ele saltou do 39.o para o nono lugar no ranking, tirando o australiano Liam O´Brien do G-10.

“É uma loucura como as coisas acontecem tão rapidamente no surfe”, disse Samuel Pupo. “Eu nem quero pensar em qualificação para o CT, pois ainda tenho muitas coisas para conseguir, antes de chegar no Havaí. Eu, agora, só quero mesmo ir para casa ver minha família, descansar um pouco para voltar ao trabalho mais instigado ainda. Eu procurei não colocar muita pressão em cima de mim nestes eventos aqui da Europa, tentei me divertir mais na água e acho que isso foi fundamental para as coisas acontecerem a meu favor”.

O jovem brasileiro não deu qualquer chance ao bem mais experiente australiano Stu Kennedy, que fez parte da elite do CT em duas temporadas e precisava da vitória para entrar no G-10. Ambos começaram a decisão do título com notas na casa dos 6 pontos nas direitas de 4-6 pés do domingo sem ventos na Praia Ribeira D´Ilhas.

Compartilhe.