Sábado tem skate como ferramenta de transformação e reflexão na ONG Social Skate

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher a ONG Social Skate vai promover uma homenagem exclusivamente para as meninas e mulheres que andam de skate, com a exibição do melhor documentário de curta metragem já produzido com as jovens afegãs, que enxergaram no skate uma brecha para esquecerem, por algum tempo, a realidade em que vivem.

O evento acontecerá no Estúdio Foto Fest, na Rua Tereza, 489, Calmon Viana, Poá, São Paulo, com a presença de um coletivo de skate feminino formado pelas Mulheres Concretas, e pelo time da Mary Jane Shoes e alunas da própria Instituição.

O Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl) – Aprendendo a andar de skate em uma zona de guerra (se você é uma menina) – dirigido por Carol Dysinger foi o vencedor do Oscar 2020.

“Passar uma manhã planejada e dedicada as mulheres com a apresentação desse documentário, só reforça nosso compromisso diário de empoderar meninas, mulheres, além de trazer para o cotidiano delas a reflexão da importância que o esporte educacional, no nosso caso o skate, pode ser transformador”, comenta Leila Vieira, pedagoga da Instituição. As meninas do filme enfrentam uma sociedade em que as negam o acesso à escola e de andarem de skate nas ruas.

Após a exibição do documentário, que retrata uma história tão emocionante quanto corajosa e empoderadora, especialmente porque se passa em uma região de conflito e de pouca perspectiva para as mulheres, haverá uma roda de conversa sobre o Curta e um coffee break. E, para encerrar este grande dia todos vão dar aquele rolê de skate na quadra da ONG, mas só as mulheres. Haverá também sorteio de brindes e uma best trick (melhor manobra).

“Será um dia muito especial e de reflexão para todos nós. Tenho certeza que este filme plantará uma semente na mente das nossas meninas. Trará transformações. E, apresentará para elas uma realidade triste, mas ao mesmo tempo que fará elas pensarem e mostrar que mesmo a gente morando numa periferia, num bairro do Brasil, a gente ainda consegue ter uma certa liberdade que as protagonistas deste documentário ainda terão muito que lutar para conquistar. O skate é libertador. O skate está sendo o primeiro instrumento de transformação na vida delas”, acredita Sandro Testinha, presidente da ONG.

Serviço

Ação de dia das Mulheres na Ong Social Skate
Data: dia 7 de Março, sábado, das 10 às 12h
Local: Estúdio Foto Fest – Rua Tereza 489, Calmon Viana – Poá/SP
Realização: ONG Social Skate, com apoio das Mulheres Concretas e da equipe de saktisas da Mary Jane Shoes

Compartilhe.