Ryan Kainalo e Alexia Monteiro vencem o CBSurf Rip Curl Grom Search

Ryan Kainalo / Foto  Brocolis FotosRyan Kainalo / Foto Brocolis Fotos

Com duas vitórias cada, Ryan Kainalo, de São Paulo, e Alexia Monteiro, do Rio Grande do Sul, foram os donos da festa na terceira e decisiva etapa do CBSurf Rip Curl Grom Search, encerrada no domingo (25), em Xangri-lá, no litoral gaúcho. Os dois atletas ganharam a sub16 e a categoria acima, a sub18. Alexia, que contou com a torcida local, ergueu a taça geral em sua faixa etária e ainda foi a vice geral, enquanto Ryan teve o melhor desempenho entre todos os atletas, com os dois títulos, sendo o único a ter 100% de aproveitamento, com três primeiros lugares entre os competidores com até 16 anos.

Mais dois paulistas comemoraram títulos nacionais de 2022 nas ondas do Píer de Atlântida: Kalani Robles, na sub14, e Carol Bastides, na sub12. Luara Mandelli, do Paraná, foi a campeã sub14 e a atleta com grande aproveitamento, sendo a vice na sub16 e a quarta na sub18. Arthur Villar, do Rio Grande do Norte, completou a lista de melhores do ano, com o caneco da sub12. Por equipes, São Paulo venceu pela terceira vez e ratificou o primeiro lugar no ranking.

Na etapa, algumas vitórias foram mais tranquilas. Na sub18 feminina, a campeã Kyane perdeu logo na estreia e na final, Alexia dominou desde o início, depois de um 6,23. Na sub18 masculina, Ryan entrou no mar precisando de um terceiro lugar para assegurar seu segundo título (já havia garantido a sub16 por antecipação) e com um 7,33 abriu bem o caminho para o primeiro lugar. Na sub16, Alexia e Ryan repetiram as boas apresentações e as vitórias.

Vale destacar que nessas categorias, o Circuito também definiu a seleção que disputará o ISA World Junior Championship 2023, o mundial de base. “Estou muito feliz. Consegui ganhar as duas categorias. É muito difícil competir com essa galera que está vindo ‘comendo desde baixo’. Comemorar um pouco agora e já vou começar a preparação para o ISA”, afirmou o campeão brasileiro sub16 e sub18, Ryan Kainalo.

Na sub14 feminina, Luara Mandelli, filha da longboarder Thiara Mandelli, disputou a final como campeã e confirmou o título ganhando a etapa. Na sub14 masculina, quem chegasse na frente entre Kalani Robles e o catarinense Yuri Gabriel levava o título e o que se viu foi uma bateria disputadíssima, com duas viradas de placar nos instantes finais. O surfista de SC assumiu a ponta e depois o novo campeão ficou aguardando na areia a sua nota. Precisava 3,34 e tirou 4,81 para uma grande festa, comandada pelo pai e treinador, o shaper Eduardo Reco.

Na sub12, Carol Bastides também competiu como nova campeã, mas quem fez a festa em Xangri-lá foi Lanay Thompson, do Rio de Janeiro, filha da longboarder Mainá Thompson. A surfista paulista, apadrinhada pelo campeão mundial e olímpico Italo Ferreira, terminou em terceiro para festejar seu primeiro título nacional. Na sub12 masculina, uma disputa eletrizante, com Vini Palma, de São Paulo, superando o novo campeão, Arthur Villar, também membro da equipe de Italo.

Fora do mar, o evento contou com várias atrações para entretenimento dos atletas, inclusive da pintura de pranchas feitas pelo artista Marcello Macarrão, responsável por criar artes nas pranchas de Gabriel Medina. “Gostaria de agradecer à diretoria da CBSurf, ao Teco Padaratz, ao Paulo Moura, ao Geraldinho, ao Fred, essa equipe gigante, por esse primeiro ano de parceira com a Rip Curl. Estamos super felizes com o resultado final. Foram três etapas iradas, grande sucesso e esperamos repetir por mais anos”, ressaltou o gerente de marketing da Rip Curl, Fernando Gonzalez.

Ele também deu parabéns para a equipe da Federação Gaúcha de Surf pelo empenho em realizar a etapa, mesmo com todas as dificuldades geradas pelo clima. “A gente tomou uma surra da chuva, vento, frio. Rio Grande do Sul mostrou toda a sua energia, mas todos que estavam envolvidos ajudaram, inclusive a associação local. Foi sensacional, um grande astral. E para finalizar, agradecer todos os pais e atletas que participaram, realizando mais uma edição de sucesso do nosso circuito”, complementou.

O presidente da CBSurf, Flávio Teco Padaratz, retribuiu o agradecimento à Rip Curl pela parceria neste ano, unindo dois tradicionais circuitos para definir os campeões brasileiros de base. “Temos de enaltecer a Rip Curl que entrou nesse projeto com a gente e dizer que já estamos conversando para o ano que vem. Já temos planos acontecendo para esta categoria. Quero aproveitar para agradecer a Prefeitura de Xangri-lá pelo grande apoio que nos deu”, falou.

Os resultados completos serão divulgados no site oficial da CBSurf, o www.cbsurf.org.br.

O Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search foi uma realização da Confederação Brasileira de Surf e Rip Curl com apresentação da GoPro. Patrocínios da Surfland Brasil, FuWax, Silverbay, Brazinco, DNTBras, blocos Teccel, Açaí do Joca e pranchas EB Surfboards. Apoio da Prefeitura de Xangri-lá, com a colaboração de Restaurante 20 Barra 9, Vero Internet e Apaga Incêndio e homologação da Federação Gaúcha de Surf e Atlântida Pro Surf.

Compartilhe.