Rip Curl Grom Search dá bom exemplo na abertura do circuito

Foto Matusa Gonzaga @matusa72 e GOPROFoto Matusa Gonzaga @matusa72 e GOPRO

Com a proposta de se tornar o circuito amador de surf mais sustentável do Brasil, o Rip Curl Grom Search 2020 deu um ótimo exemplo no gerenciamento de resíduos em sua etapa inicial, nos dias 25 e 26 de janeiro, na Praia da Ferrugem, em Garopaba/SC. O evento recebeu o Selo Zero, da ONG Eco Local Brasil, significando que todos os detritos gerados na etapa (secos, orgânicos, descartáveis e outros) tiveram um descarte certificado e sustentável, sem a utilização de aterro sanitário e priorizando a sobrevida de 100% desse material.

No total, foram recolhidos 160,6 quilos de resíduos, 138 kg na ação ambiental de limpeza da praia, no sábado, que contou com 40 pessoas, a maioria crianças, promovendo um trabalho de conscientização entre os mais novos. Foram disponibilizadas lixeiras identificadas junto ao evento, bem como no palanque e na área dos atletas. “Também foi montada uma estrutura de segregação e triagem destes resíduos, conforme eram gerados, com os orgânicos separados em uma composteira e os demais por categorias”, explicou o diretor da ONG, Filipe Oliveira.

Todos os resíduos gerados nos dois dias do evento foram encaminhados para a sobrevida pela Eco Local Brasil e os resíduos plásticos coletados serão transformado em 150 raspadores de parafina, entregues aos atletas na etapa final, na Praia da Barra, no Rio de Janeiro, nos dias 15 e 16 de fevereiro. “Reutilizaremos plásticos coletados na praia em parceria com o Projeto Raspe Bem, que produzirá os raspadores”, explica Filipe.

“Será emitido a Declaração de Descarte Consciente dos resíduos sólidos coletados no evento, atestando a sobrevida de todos os materiais recebidos, sejam para encaminhar para a indústria, transformação de orgânicos em adubo ou para serem processados e reusinados em produtos sustentáveis pela CarboBrasil, além dos que foram aplicados na produção dos raspadores”, complementou.

O gerente de marketing da Rip Curl no Brasil, Fernando Gonzalez, também destacou a doação de mudas de aroeira, ipê roxo e araçá para o público. “Tivemos um trabalho, principalmente, de conscientização com essa garotada. Nosso objetivo é transformar o Rip Curl Grom Search no circuito de surf amador mais sustentável do País e o caminho está indo muito bem. Vamos seguir na final, na Barra”, comentou.

Compartilhe.