Mundial Feminino de Longboard

Kelia Moniz (HAV) (@WSL / Jack Barripp)Kelia Moniz (HAV) (@WSL / Jack Barripp)

A disputa pelo título mundial feminino de 2019 teve início na quinta-feira, com as quatro baterias da primeira fase. A única sul-americana que competiu foi a argentina Tete Gil, que terminou em último lugar na primeira bateria. Neste primeiro dia, a atração foi a bicampeã mundial Kelia Moniz, havaiana que tinha parado de competir, mas retornou agora, motivada pelo novo circuito da World Surf League, com mais etapas em lugares especiais para a modalidade, como o do tradicional Noosa Longboard Open na Austrália.

Kelia Moniz passou em segundo lugar na bateria que fechou a primeira fase e avançou para completar a última da segunda fase, onde está uma das três brasileiras que formam o time sul-americano na Austrália, Monique Pontes. As duas vão enfrentar a também havaiana Mahina Akaka e a americana Avalon Gall. A tricampeã sul-americana Atalanta Batista foi escalada na primeira, com a americana Lola Mignot e as australianas Lucy Small e Kirra Molnar. Já a duas vezes vice-campeã mundial Chloé Calmon estreia na quarta bateria, com a havaiana Sally Cohen, a francesa Norac Poeti e a americana Brooke Carlson.

Nesta rodada, serão definidas as adversárias das oito principais cabeças de chave do Noosa Longboard Open, que entram na competição já disputando classificação para as oitavas de final como na categoria masculina. Fazem parte desta lista as norte-americanas Tory Gilkerson, Lindsay Steiriede, Rachael Tilly, Kaitlin Mikkelsen e a atual campeã mundial Solei Errico, as havaianas Honolua Blomfield e Kirra Seale, além da francesa Alice Lemoigne.

Além destes eventos do World Surf League Longboard Championship Tour (WLC), os praticantes da modalidade disputada em pranchões que resgata o início do esporte, terão as etapas do Longboard Qualifying Series (LQS) organizadas pelos sete escritórios da Liga pelo mundo, como o da WSL South America aqui na América do Sul. Elas continuarão apontando seus campeões regionais, que terão participação garantida nas provas do WLC.

O Noosa Longboard Open está sendo transmitido ao vivo da Austrália pelo www.worldsurfleague.com e pelo aplicativo da WSL. A primeira chamada do segundo dia foi marcada para às 5h30 da sexta-feira em, Queensland, 16h30 da quinta-feira em Brasília.

Compartilhe.