Moana Jones Wong vence a final havaiana contra Carissa Moore

Moana Jones Wong sempre completada os tubos sorrindo de alegria (Crédito: ©WSL / Brent Bielmann)Moana Jones Wong sempre completada os tubos sorrindo de alegria (Crédito: ©WSL / Brent Bielmann)

A havaiana Moana Jones Wong, de apenas 22 anos de idade, fez história com a vitória no Billabong Pro Pipeline. Ela entrou na vaga de convidada desta etapa e, no último domingo, de tubos de 8-10 pés no maior palco do esporte, derrotou a bicampeã mundial Tyler Wright nas semifinais e a pentacampeã Carissa Moore na final. Moana foi coroada como a “Rainha de Pipeline”, pelo título da primeira etapa feminina do World Surf League Championship Tour realizada junto com a masculina em Pipeline.

“Eu nem consigo acreditar. Esse é o melhor momento da minha vida”, disse Moana Jones Wong, ainda dentro d´água sendo entrevistada após a vitória sobre Carissa Moore. “Eu jamais imaginei que poderia conseguir isso, ainda mais contra a Carissa (Moore), a melhor surfista do mundo. Ela é a minha surfista preferida e tudo isso é muito insano de acreditar. Sempre quis fazer uma final em Pipeline com a Carissa, mas nunca pensei que pudesse acontecer”.

Moana Jones Wong liquidou suas adversárias nos tubos de Pipeline (Crédito: ©WSL / Brent Bielmann)

Moana Jones Wong liquidou suas adversárias nos tubos de Pipeline (Crédito: ©WSL / Brent Bielmann)

A havaiana participou do Billabong Pro Pipeline na vaga de convidada, por ter vencido a etapa do WSL Qualifying Series realizada em dezembro em Pipeline. Ela surfa esses tubos desde os 12 anos de idade e essa tinha sido a quarta final dela em etapas do QS em Pipeline. A quinta foi domingo, mas agora enfrentando as melhores surfistas do mundo. Moana estreou na mesma bateria da Carissa Moore na primeira fase, já carimbando a faixa da pentacampeã, que se classificou em segundo lugar.

Depois, passou pela vice-campeã mundial, Tatiana Weston-Webb, nas oitavas de final e pela australiana Isabella Nichols nas quartas de final, sempre surfando lindos tubos nas esquerdas de Pipeline. No domingo não foi diferente. Pegou quatro na semifinal contra Tyler Wright, somando as notas 7,67 e 6,33 dos dois últimos. A bicampeã mundial chegou a tirar a maior nota do último dia, 8,83, num tubaço no Backdoor, porém foi o único que surfou.

Essa foi a primeira etapa do WSL Championship Tour que Moana Jones Wong participou e já faturou o prêmio máximo de 80.000 dólares, o mesmo valor recebido por Kelly Slater no Billabong Pro Pipeline. A última vitória de uma convidada que não fazia parte do grupo das top-17 da elite mundial, tinha sido em 2010 com Tyler Wright em Sunset Beach, palco da próxima etapa, que começa na sexta-feira (dia 11), o Hurley Pro Sunset Beach.

Compartilhe.