Miguel Pupo pode assumir a liderança do QS, em Ericeira

Miguel Pupo-SP (Poullenot / WSL via Getty Images)Miguel Pupo-SP (Poullenot / WSL via Getty Images)

O Brasil já venceu as três etapas com status máximo QS 10000 deste ano e tenta manter essa hegemonia no EDP Billabong Pro Ericeira, que começou na última terça-feira na Praia Ribeira D´Ilhas, em Ericeira, Portugal. Mesmo com algumas baixas importantes, onze brasileiros seguem na disputa do título após os três primeiros dias do último QS 10000 antes das finais do WSL Qualifying Series na Tríplice Coroa Havaiana. O confirmado no CT 2020, Miguel Pupo, já está na rodada dos 24 surfistas que vão disputar vagas para as oitavas de final. Outros dez brasileiros e o peruano Miguel Tudela, ainda podem se classificar nas sete baterias da terceira fase.

Pupo foi o vencedor da etapa mais recente do QS 10000 em Pantín na Espanha e garantiu seu retorno ao grupo dos top-34, que disputa o título mundial no World Surf League Championship Tour, no último domingo lá mesmo em Portugal, com o terceiro lugar no QS 6000 Azores Airlines Pro. As outras duas foram conquistadas pelo também paulista Deivid Silva em Ballito, na África do Sul, e pelo catarinense Yago Dora, campeão do tradicional Vans US Open of Surfing em Huntington Beach, na Califórnia.

Agora, Miguel Pupo pode até assumir a liderança do ranking em Ericeira, pois o número 1 e também já garantido no CT 2020 entre os dez indicados pelo QS, Jadson André, não passou da sua estreia em Ribeira D´Ilhas. Outros três titulares da “seleção brasileira” na divisão de elite da World Surf League, também perderam de cara no QS 10000 EDP Billabong Pro Ericeira, Deivid Silva, Michael Rodrigues e Jessé Mendes. O potiguar Italo Ferreira ainda passou em segundo na dobradinha verde-amarela com o carioca Lucas Silveira na quarta-feira, porém foi eliminado na terceira fase, na bateria que fechou a quinta-feira em Portugal.

Quinta-feira – O terceiro dia até iniciou bem para o Brasil, com o saquaremense João Chianca e o paulista Thiago Camarão conquistando uma classificação dupla contra dois concorrentes diretos por vagas no G-10 do QS, o havaiano Barron Mamiya e o australiano Jack Robinson. O confronto seguinte fechou a segunda fase e o catarinense Willian Cardoso avançou em segundo, mas o uruguaio Marco Giorgi ficou em último.

Já a rodada dos 48 melhores não começou bem para os brasileiros. O capixaba Krystian Kymerson e o paulista Flavio Nakagima foram barrados pelos australianos Jacob Willcox e Morgan Cibilic. Depois, Miguel Pupo ganhou o confronto seguinte com três norte-americanos e o quinto do ranking, Jake Marshall, passou com ele. Pupo agora vai encarar dois australianos na segunda disputa por vagas nas oitavas de final, Jacob Willcox e Ethan Ewing. Mais duas baterias fecharam a quinta-feira, com o peruano Lucca Mesinas e a estrela do CT, Italo Ferreira, saindo da briga pelo título do QS 10000 EDP Billabong Pro Ericeira.

Compartilhe.