Luiz Mendes e Marlon Klein garantem vagas no Floripa Surf Pro 2019

Pódio Open / Foto Basilio Ruy
Pódio Open / Foto Basilio Ruy

Ondas pesadas encerraram a Copa Costão do Santinho Fecasurf SCQS 6.000, evento que abriu a programação do projeto “O surf invade Floripa na semana de seu aniversário”. As duas vagas oferecidas pela Fecasurf aos campeões das categorias Junior e Open foram definidas no último domingo, 17, decisivo na praia do Santinho.

Valendo pela 2ª etapa do Circuito Fecasurf SCQS 2019, o campeonato teve lotação esgotada, com presença de 130 surfistas de ponta da região sul, divididos em 10 categorias neste último final de semana na costa norte da Ilha de Santa Catarina.

A competição faz parte das comemorações dos 346 anos da fundação de Florianópolis(SC) no próximo sábado, 23 de março. Intitulado “O surf invade Floripa na semana de seu aniversário”, a Copa Costão do Santinho Fecasurf SCQS 6.000 abriu o cronograma de eventos da cidade, que além da competição, terá muitas atrações dentro e fora da água.

O sol e céu azul tiveram a presença no norte ilhéu, e predominou por todo o sábado, 16, com as ondas subindo durante dia, atingindo 1,5 metro na série. O domingo amanheceu nublado, sem vento e com ondas pesadas, chegando a 2 metros, dificultando a vida de muitos atletas.

Quem pareceu não ter dificuldades nessas condições foi o surfista de Barra do Sul(SC) Luiz Mendes, que cravou a melhor nota (9.50) e o melhor somatório da competição (18.50). O garoto de 15 anos disputou nove baterias no domingo decisivo, marcando presença em três finais nesta etapa, vencendo duas, e ficando em segundo em outra.

“Atingi meu objetivo que era buscar uma das vagas oferecidas pela Fecasurf aos campeões da Junior e Open. Agora meu foco está na Joaquina, onde ficarei durante essa semana treinando, e tentar buscar outro grande resultado, se Deus quiser”, declarou o Mendes.

Após 66 baterias e 910 ondas surfadas em 10 categorias, a Copa Costão do Santinho 2019, 2ª etapa do Circuito Fecasurf SCQS 6.000 teve cinco categorias decididas no sábado e outras cinco no domingo.

O paranaense Anuar Chiah comemorou o título da Petiz, mostrando domínio na categoria desde as primeiras baterias do evento. Na Infantil foi a vez do local da Joaquina Gabriel Ogasahara sair carregado do mar com o título da categoria nas mãos e importantes pontos no ranking estadual.

Aproveitando a boa fase nas competições, Caetano Silveira colocou em prática sua bela linha de surf no Santinho, e venceu sua divisão. Caetano já havia mostrado seu bom momento na semana anterior, quando também venceu o Surf Treino ASJ Kids, na praia da Joaquina, onde é treina diariamente.

As disputas dessa divisão tem se tornado cada vez mais acirradas entre as meninas, que a cada etapa, mostram franca evolução. A surfista da praia da Guarda Maria Amélia, atual campeã catarinense da categoria, venceu a etapa e defende o título conquistado na temporada passada com autoridade.

Outra campeã que defende seu título de 2018 na sua categoria é Kiany Hyakutake, que vem se destacando seguidamente nas competições, conquistando grandes resultados. Saiu da praia do Santinho com a primeira posição na Feminino Infantil.

O final de semana foi positivo para Kiany Hyakutake, que entrou na decisão da Feminino Open focada em mais uma vitória, e foi justamente o que aconteceu, quando superou a gaúcha Yasmin Dias(2ª), Pamela Mel(3ª) e Laura Maciel(4ª).

A final Master foi apelidada de o “clássico do norte da Ilha”. A bateria decisiva foi composta por Álvaro Bacana e Adriano Lemos, locais da praia do Santinho e Jorge Correa e Gabriel Picolli, locais da praia Brava. Ambas as praias estão situadas na ponta norte de Floripa, e por isso a denominação.

A festa foi local, que teve um inspirado Adriano Lemos, o popular “Barriga”, surfando no crítico desde o primeiro round, além é claro de conhecer muito bem a temperamental onda do Santinho.

Desde sábado Luiz Mendes já mostrava sincronia total com o Santinho, estabelecendo as maiores marcas da competição, imprimindo um ritmo forte com performances sólidas.

O local de Barra do Sul(SC) iniciou sua trajetória vitoriosa neste último dia de evento conquistando o título Junior, e de quebra, ficando com a primeira vaga oferecida ao vencedor desta categoria para a disputa na Joaquina na próxima semana.

O rolo compressor com placa de Barra do Sul(SC) continuou fazendo estrago, e dessa vez foi na Mirim, com mais uma atuação de gala de Luiz Mendes, em mais uma vitória.

Foi a categoria que finalizou com sucesso a Copa Costão do Santinho Fecasurf SCQS 6.000. Além da excelente premiação, estava em jogo mais uma vaga destinada ao campeão para disputar o Floripa Surf Pro 2019 na Joaca.

Conversando com Marlon Klein se ia competir na etapa do Pro e se já havia feito a inscrição ele comentou: “Ainda não fiz. Vou esperar o resultado dessa etapa”. O conhecimento do local do Santinho, ainda mais em condições que exigiram dos competidores foi crucial para a vitória de Marlon Klein, que é o atual campeão catarinense Open.

Completando a lista, em segundo lugar ficou Luiz Mendes, que mostrou estar com o preparo físico em dia, o local do Campeche Ramiro Rubim finalizou em terceiro e Eduardo Voltolini, de Barra Velha(SC), na quarta colocação.

Agora as atenções estão na praia da Joaquina, para a disputa do Floripa Surf Pro, que começará nessa próxima sexta-feira, 22 de março até o domingo, 24. A competição valerá pontos para os rankings profissionais da Fecasurf e Abrasp(Associação Brasileira de Surf Profissional), além da excelente premiação de 20 mil reais distribuídos na etapa, com o campeão embolsando R$5.250,00 (cinco mil duzentos e cinquenta reais) pela vitória.

Compartilhe.