Kalani Konig conquista o bicampeonato no Park em Porto Alegre

Kalani Konig / Fotos Pablo Vaz/STUKalani Konig / Fotos Pablo Vaz/STU

Como alguns disseram ao redor das pistas da orla do Guaíba, o skate venceu. A chuva, finalmente, deu uma trégua em Porto Alegre no domingo (14/04) e quem ficou feliz da vida foi o skatista Kalani Konig, natural de Florianópolis, ao conquistar o bicampeonato na capital gaúcha na modalidade Park. E mais: ao vencer a segunda de três etapas até aqui do STU National 2024, abriu ainda mais na liderança do ranking brasileiro. Aos 16 anos, um dos grandes nomes da nova geração, até já projeta os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028.

Foi mesmo uma etapa bem atípica, raramente vista. Por conta do mau tempo e das condições climáticas desfavoráveis, o cronograma da competição teve que ser bem reduzido. Do total de quatro fases do masculino, apenas duas foram realizadas, numa adaptação da organização durante os dias de evento, para que a final pudesse acontecer. Assim, os vencedores de cada uma das seis baterias da fase classificatória (fase 1), que começou na sexta e só terminou no sábado, acabaram se garantindo na grande final deste domingo.

Desta forma, a final acabou sendo disputada por Kalani Konig, Gustavo Picaski, Victor Ikeda, Murilo Peres, Diego Takahashi e Mateus Guerreiro. Nesta fase decisiva, os skatistas competem em dois tempos de 20 minutos com um intervalo técnico de sete minutos, que acabou sendo reduzido para três minutos. As notas são aplicadas pelos juízes a cada volta, valendo a melhor delas para termos de pontuação final. Nesse período, cada um conseguiu fazer seis voltas e, no fim, melhor para Kalani Konig, campeão com a nota 83,17.

“É a melhor sensação possível, amo Porto Alegre, meu pai e meus avos são daqui. Andar na final ao lado de amigos e ídolos, como Murilo Peres e Mateus Guerreiro, é legal demais. Estou muito feliz por vencer aqui novamente. Só tenho a agradecer a todo mundo que veio nesses dias, mesmo debaixo de chuva. Foram dias difíceis, muito ruim, porque você vem para a pista concentrado, daí chove e desconcentra, perde o foco, tem que aquecer de novo quando o tempo melhora… Acordei hoje bem ansioso, porque o clima ainda estava estranho e não sabia se iria correr. Bom que não choveu e conseguimos concluir a etapa. Acabou dando tudo certo, acertei boas voltas e levei o título”, disse Kalani.

Foi aí que ele revelou uma meta ousada que traçou ainda no início do ano. Se não deu muito certo já na primeira etapa, justamente dentro de casa, numa nova e impressionante pista de Park na sua Florianópolis, Kalani conseguiu cumprir em Criciúma e, agora, em Porto Alegre. E como o assunto em questão era objetivo a cumprir, aproveitou para projetar um futuro nem tão distante para falar sobre um de seus maiores sonhos como esportista.

“Coloquei na minha cabeça, até anotei em um caderninho, de tentar ganhar todas as etapas do STU neste ano. Pelo menos, já foram duas. Uma outra meta é tentar fazer dois pódios numa mesma etapa, no Street e no Park, o que ninguém conseguiu até hoje. O mais perto que consegui numa mesma etapa foram dois quartos lugares”, revelou. “Mas quero muito mesmo estar em Los Angeles em 2028. Com certeza estarei lá. Quero aproveitar para agradecer também ao meu pai e à minha mãe, que sempre me apoiaram e estão sempre comigo, desde que comecei”, finalizou.

A etapa do STU Porto Alegre é apresentada pelo Banco BV e tem como patrocinador master a Petrobras, além de patrocínios da Prefeitura de Porto Alegre, da Monster Energy, da Tiger e da Fruki. É homologada pela CBSk e tem como parceiro especial a Kenner, além dos parceiros oficiais Eletromídia, Altermark e Matriz Skateshop. O apoio é da FGSKT, da ABPSK e da Drop Dead.

RESULTADO FINAL – PARK MASCULINO

1º – Kalani Konig – 83,17

2º – Gustavo Picaski – 79,39

3º – Victor Ikeda – 79,00

4º – Murilo Peres – 78,17

5º – Diego Takahashi – 74,00

6º – Mateus Guerreiro – 50,00

Compartilhe.