João Chianca é vice-campeão do Vans US Open of Surfing

João Chianca com o troféu de vice-campeão em sua primeira final no WSL Challenger Series (Crédito: @WSL / Beatriz Ryder)João Chianca com o troféu de vice-campeão em sua primeira final no WSL Challenger Series (Crédito: @WSL / Beatriz Ryder)

Os havaianos dominaram os pódios em Huntington Beach, conquistando três dos quatro títulos disputados no último domingo (7/8), de praia lotada na Califórnia, Estados Unidos. O último foi do Ezekiel Lau na final com o brasileiro João Chianca no Vans US Open of Surfing. A havaiana Bettylou Sakura Johnson já tinha derrotado a australiana Macy Callaghan na outra decisão da quarta etapa do World Surf League (WSL) Challenger Series. E no Longboard, a final feminina foi 100% havaiana, com Kelis Kaleopaa surpreendendo a tricampeã mundial Honolua Blomfield. Só o californiano Taylor Jensen impediu que os havaianos ganhassem tudo, com o tricampeão mundial batendo o novo líder do ranking, Kaniela Stewart, na última decisão do Vans Duct Tape Invitational.

Mesmo perdendo o título, João Chianca entrou na lista dos 10 surfistas que o ranking do Challenger Series classificará para o World Surf League Championship Tour de 2023. Ele passou a ser o terceiro brasileiro na lista, quando derrotou o norte-americano Evan Geiselman nas semifinais. Foi um duelo difícil, disputado onda a onda e o californiano quase consegue a classificação no final. Ele precisava de 5,77 para vencer, mas a nota da sua última onda saiu 5,76 e Chumbinho avançou por 12,64 a 12,54 pontos.

“Foi realmente uma bateria muito apertada”, admitiu João Chianca, após a última semifinal do domingo. “Eu estava olhando a onda por trás e vi que a principal manobra dele não tinha sido tão boa, mas vou ter que ver o vídeo para saber melhor. Eu tinha o pressentimento de que, mesmo errando as finalizações em algumas ondas minhas, que não deveria ter errado, eu merecia ter vencido. Agora vamos para a final, que já é um sonho realizado”.

 

Compartilhe.