Dia Estadual do Surf em Santa Catarina

Foi aprovado na sessão ordinária da Assembleia Legislativa Projeto de Lei, de autoria do deputado João Amin (PP), que altera a Lei nº 16.719/15, que “Consolida as Leis que dispõem sobre a instituição de datas festivas alusivas no âmbito do Estado de Santa Catarina”. A matéria objetiva a mudança de data do Dia Estadual do Surf e dos Surfistas, passando a ser comemorado no dia 23 de maio. A proposição visa alterar no calendário oficial de Santa Catarina, o Dia Estadual do Surf e dos Surfistas – originalmente estabelecida por projeto da então deputada estadual Angela Albino – de forma a homenagear o surfista catarinense Ricardo dos Santos, conhecido como Ricardinho, que lamentavelmente nos deixou em Janeiro de 2015 vítima de homicídio.

Ricardinho foi um surfista profissional, especialista em ondas grandes e tubulares, reconhecido internacionalmente com diversos títulos. Nascido na praia da Guarda do Embaú, no município de Palhoça, começou a disputar campeonatos aos 12 anos. Em 2011 e 2012 foi o primeiro brasileiro a ganhar evento na temida onda de Teahupoo, no Tahiti, conhecida por ser a onda mais perigosa do planeta, se tornando o primeiro bicampeão do torneio.

Segundo o parlamentar, o surf hoje é um esporte amplamente praticado no Brasil e seus atletas servem de exemplo e inspiração para muitos jovens, porém os praticantes deste esporte já sofreram e ainda sofrem certa discriminação.”É justo que essa data que marcou para sempre os adeptos do surf seja celebrada no estado de Santa Catarina, para que não só o catarinense Ricardinho seja sempre lembrado e homenageado como também todos os surfistas tenham sua dedicação ao esporte reconhecida”, afirmou.

Por João Carvalho

Compartilhe.