A história das competições amadoras em Santa Catarina se divide antes e depois deste final de semana. A primeira etapa do Circuito Silverbay Garopabense de Surf 2017 foi um marco para o surf catarinense, confirmando todas as expectativas em relação ao evento em Garopaba (SC).
A palavra sucesso descreve perfeitamente a primeira etapa do Circuito Silverbay Garopabense de Surf 2017. As previsões se confirmaram e as direitas do costão sul da Silveira, em Garopaba (SC), quebraram com excelentes ondas de um metro na série. Para a maior parte dos competidores, o lendário point break do sul do Brasil foi uma experiência diferente e assustadora.
“Nunca tinha disputado uma bateria de campeonato com as ondas quebrando no mesmo lugar num fundo de pedra”, revelou o atleta Mirim Hedieferson Júnior para a transmissão do evento pela internet, logo após vencer sua bateria. O último domingo decisivo foi realizado na estrutura principal. Foram oito finais que definiram a primeira etapa do Circuito Silverbay Garopabense de Surf 2017. No sábado, quatro categorias foram decididas no palanque alternativo no canto sul da praia. A primeira final foi da Feminina Júnior, com o título para Rafaela Coelho, da Guarda do Embaú (SC). Na sequência, em confronto eletrizante da categoria Júnior, uma das melhores da competição, teve o título para o imbitubense Leonardo Barcelos.
Outra categoria de alto nível foi a Máster, reunindo surfistas experientes quando o assunto é competição. Nos 15 minutos decisivos, Raphael Becker simplesmente dominou as ações, marcando três notas excelentes e confirmando o título. A final Iniciantes revelou uma excelente geração de jovens surfistas. Yan Sondahl fez a maior nota da decisão (8.35), virando resultado a seu favor nos 30 segundos finais da disputa para ficar com a vitória. A decisão da Adaptados sempre atrai as atenções pelas performances desses surfistas, verdadeiros campeões das adversidades da vida. Jonathan Borba repetiu o resultado no Farol de Santa Marta (SC) há duas semanas e venceu mais uma. Luiz Mendes abriu a decisão da Mirim com uma onda excelente, e foi o campeão da etapa. A última final entre as meninas foi na Feminino Open e quem se deu melhor foi a local Fernanda Espíndola, que se prevaleceu do conhecimento do pico.
A categoria Open fechou essa etapa do Silverbay Garopabense de Surf, coroando um final de semana inesquecível para o surf amador catarinense e brasileiro. Felipe Kita Martins conseguiu no final da bateria a onda vencedora, virando para cima do local Pedro Mendes. Esta etapa valeu pontos para o Circuito Catarinense SC QS 6000 da Fecasurf (Federação Catarinense de Surf) e para o Circuito Sul Catarinense de Surf.
Resultados
Open
1º Felipe Kita Martins
Júnior
1º- Leonardo Barcelos
Máster
1º Raphael Becker
Feminina Júnior
1ª Rafaela Coelho
Feminino Open
1ª Fernanda Espíndola
Iniciantes
1º Yan Sondahl
Adaptados
1º Jonathan Borba
Mirim
1º Luiz Mendes
Resultados das finais de sábado
Petiz
1º Davi Glazer
Infantil
1º Ryan Kainalo
Feminino Infantil
1ª Gabriely Vasque
Feminino Iniciantes
1ª Rafaela Coelho
Por João Lopes