Amigos e companheiros de viagens desde a infância, os catarinenses Lucas Vicente e Tainá Hinckel foram os protagonistas do CBSurf Tour Hang Loose Japan Trials, que definiu na quinta-feira (27), na Praia Grande, em Ubatuba, a seleção brasileira para o Mundial Júnior, da International Surfing Association (ISA), em setembro, no Japão. Cada um venceu duas categorias, tanto a sub16 quanto a sub18.
Na sub14 masculina, Diego Aguiar foi o vencedor, fazendo a festa da torcida local. Por equipes, com quatro vitórias em cinco categorias, Santa Catarina levou a melhor, superando os donos da casa. Após essa disputa, válida pela terceira etapa do ranking e realizada pela Federação Paulista de Surf, o Brasil será representado por Matias Ramos (CE), Eduardo Motta (SP), Deivison Santos (PE) e Raoni Ribeiro (CE) na sub18, Daniel Templar (RJ), Mateus Sena (RN), Lucas Vicente (SC) e Daniel Adisaka (SP) na sub16.
Entre as meninas, Letícia Cavalcante (CE) e Luara Thompson (RJ) asseguraram vagas na sub18 feminina e Tainá Hinckel (SC) e Carol Bonelli (RJ), na sub16 feminina. Vale destacar que Tainá e Carol foram primeira e segunda colocadas nas duas categorias, tanto na etapa quanto no ranking, mas pelo regulamento só podem competir em uma faixa etária. A surfista catarinense foi a única a ter 100% de aproveitamento, na sub16 e também teve uma nota 10 no evento.
As maiores somatórias do evento foram de Lucas Vicente, 17,55 na final sub16 e 17,25 no round 2 da sub18 – foi o único atleta a chegar na casa dos 17 pontos, de 20 possiveis. “Foi irado, estou amarradão. Muita gente falou que eu não ia conseguir me classificar para o Mundial depois da segunda etapa, mas creio em Deus que é dono das causas dos impossíveis”, desabafou. “Acreditei até o fim e fiz barba, cabelo e bigode. Agora quero representar muito bem o Brasil e Santa Catarina e trazer esse título”, comemorou Lucas, também vibrando com o grande desempenho da amiga Tainá. “A gente viaja juntos desde os sete anos e estou muito feliz por ela também”, disse.
Tainá vibrou da mesma forma por ela e pelo companheiro de viagens em competições e também por conseguir o objetivo traçado de garantir três vitórias na sub16. “Não tenho palavras. Deus abençoou muito. As ondas estavam difíceis, mas surfei bem. E fiquei feliz em vencer as três etapas na sub16”, falou. “Foi muito legal o Lucas também garantir a vaga. Somos muito amigos, bem parceiros e, se Deus quiser, vamos conquistar os títulos juntos”, completou.
Resultados completos da etapa no site da Federação Paulista de Surf.
Por Fábio Maradei