Decisão do Nova Geração será neste sábado

Diego de Souza / Foto Guilherme MilwardDiego de Souza / Foto Guilherme Milward

A terceira etapa do Circuito ASN Nova Geração 2017 está confirmada para este sábado, dia 2 de dezembro, no Canal de Itaipu. Além de consagrar os campeões da temporada nas categorias de até 14 anos, a decisão do circuito também definirá quais niteroienses integrarão do Time ASN que disputará a primeira etapa do Circuito Estadual em 2018. Essa etapa decisiva também terá pontuação dobrada como no circuito principal e aumentará as chances de mais surfistas na corrida pelo título do ranking. O campeão da temporada na Iniciante já está definido, pois Caio Knappi venceu os quatro primeiros eventos do ano e não poderá ser alcançado por mais ninguém.

Yasmin Raphael e Guimarães / Foto Guilherme Milward

Na Infantil Pedro Henrique Canero tem duas vitórias e está com 2000 pontos, mas os saquaremenses Rafael Lutfy e Caique Gomes ainda estão vivos na disputa. Rafael tem 1800 e só depende de si, ele precisa vencer a etapa e caso Pedro fique com o vice eles empatarão em pontos. Nesta categoria também pode acontecer outro empate, caso Caique (1620) vença e Pedro termine em terceiro, eles disputarão uma bateria extra para decidir quem será o campeão. A disputa da Petit está concentrada entre o saquaremense Diego de Souza que soma 1810 pontos e o carioca Nathan Herada que tem 1800. Quem ficar na frente do outro na etapa será o campeão do circuito. A categoria Pré-Petit tem uma situação semelhante, a jovem promessa da capital fluminense, Ramon Kurpan, está com 1810 e nesta categoria Diego de Souza vem em segundo com 1800. O niteroiense Luiz Henrique Ferrari foi finalista na última etapa do estadual, está em terceiro no ranking municipal e caso vença a etapa terá que torcer para os líderes não passarem da terceira colocação.

Saquarema também está bem representada entre as meninas, Luana Paes tem duas vitórias e 2000 pontos. Mas as niteroienses Olivia Costa (1539) e Maria Luiza Oberlander (1466), ambas filhas de competidores da ASN, permanecem com chances, precisam vencer e que a líder pare em terceiro. As previsões indicam ondas acima de um metro em Itacoatiara, mas como a praia de Itaipu é mais protegida, mais uma vez deverá ter boas ondas de meio metro. O auge da maré cheia será às 14:49h do horário brasileiro de verão. O cronograma será ajustado para aproveitar a maré enchendo, que é a melhor condição para o Canal de Itaipu. A primeira chamada acontecerá às 10h.

Por João José Macedo

Compartilhe.