Projeto Surf Campeão

Foto João José MacedoFoto João José Macedo

Foi realizada no dia 15 de julho, a primeira edição de um novo formato de evento proposto pela a ASN: o Projeto Surf Campeão. O trabalho de base e social idealizado por Beto Guarino teve inscrições gratuitas e reuniu, no Canal de Itaipu, mais de 40 crianças e adolescentes entre 5 e 14 anos, incluindo alunos da rede municipal de ensino. Muitos participantes tiveram a oportunidade de ter um primeiro contato com o surf e quem não tinha uma prancha própria podia usar uma das cedidas pela associação.

Foto João José Macedo

Foto João José Macedo

As atividades foram iniciadas com orientações dos professores de educação física Ângelo Giló e Luiz Kid. Depois os meninos e meninas foram divididos por idade e distribuídos em baterias com 10 minutos de duração. Os pequenos surfistas eram chamados pela locução, vestiam a camisa de lycra e entravam na água acompanhados de seus pais, tios, treinadores, ou pelos monitores oficiais da ASN. Dentro dessa simulação de um campeonato não haviam vencedores ou perdedores, o objetivo era apenas a diversão da criançada e o incentivo a prática desportiva. Alguns demonstraram ter habilidade sobre a prancha e poderão se tornar futuros campeões nas competições dentro e fora da cidade de Niterói.

Após as baterias serem concluídas houve uma cerimônia de premiação, onde todos os participantes subiram no pódio e ganharam uma medalha de campeão. A alegria contagiou a todos na praia, principalmente os pais que ficaram orgulhosos do desempenho dos seus filhos e filhas. O sucesso desse trabalho inédito nos dá a certeza que esse foi o primeiro de tantos que ainda acontecerão. O calendário de eventos da ASN entrará em uma fase com muitos campeonatos, e em novembro será realizada mais uma edição do Projeto Surf Campeão.

Foto Teresinha Pardelhas

Foto Teresinha Pardelhas

A próxima competição será a primeira etapa do Circuito ASN Nova Geração 2017. Um dos mais tradicionais trabalhos de base no Estado do Rio de Janeiro, voltado para atletas de até 14 anos, está agendado para os dias 5 ou 6 de agosto, na praia de Itacoatiara ou dependendo das condições do mar poderá ser transferido para o Canal de Itaipu.

Por João José Macedo

Compartilhe.