CBSk divulga relação de pedidos de Profissionalização de skatistas amadores de todo o Brasil

Adriano Silva (PR  Downhill Speed) - Crédito Gerson CeschiniAdriano Silva (PR Downhill Speed) - Crédito Gerson Ceschini

Como acontece anualmente, desde 2005, a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) receberá, de 15 de novembro a 15 de dezembro, pedidos de todo o Brasil de skatistas que desejam ser reconhecidos como integrantes da categoria Profissional, a principal do Skate como esporte.

Em 2020, para ingresso na categoria Profissional a partir de 2021, os solicitantes poderão pedir seu reconhecimento com base em 2 critérios: Objetivos (resultados em competições) e Subjetivos (carreira construída até o momento pelo skatista).

Para a análise a partir dos Critérios Objetivos, a CBSk divulga aqui quais eventos serão válidos para a obtenção ou aferição dos resultados entre 2018 e 2020.

Confira no arquivo em anexo ou pelo link https://bit.ly/37qtsK1 a relação de competições em cada uma das modalidades!

Critérios Subjetivos
Por sua particularidade mercadológica e cultural, o skatista também pode solicitar ingresso na categoria Profissional com base em sua trajetória e carreira – independente dos resultados em eventos ou performance no ambiente de competição.

Os critérios de análise subjetiva envolvem, por exemplo, exposição na mídia (entrevistas em revistas, sites, programas de televisão etc), aspectos mercadológicos (patrocínios, projetos com marcas especializadas etc) e também esportivos (tempo de skate, fatos e conquistas relevantes para a modalidade praticada pelo solicitante etc).

Avaliação dos pedidos: CBSk e Comitês de cada modalidade
A partir de critérios pré-estabelecidos, o Comitê de cada modalidade (Downhill Slide, Downhill Speed, Freestyle, Park, Slalom, Street e Vertical), juntamente com a Diretoria de Esportes e Arbitragem da CBSk, avaliará quais candidatos cumprem os requisitos para serem reconhecidos como skatistas profissionais. O patamar os credencia à disputa das principais competições nacionais, como o Circuito Brasileiro Profissional, e também reconhece suas contribuições na evolução do Skate brasileiro.

Os Comitês de cada disciplina do Skate são formados por skatistas profissionais eleitos pelos seus próprios pares para mandatos de 2 anos. A cada início desse ciclo, esses órgãos são reconstituídos e passam a delegar, juntamente com a diretoria da Confederação, nas diretrizes esportivas do skate, tais como regulamentos de competições e, no caso, reconhecimento de novos skatistas profissionais.

Envio dos pedidos de profissionalização
Os pedidos de profissionalização, juntamente com o material a ser apresentado (resultados no caso dos Critérios Objetivos e currículo como skatista para os Critérios Subjetivos), deverão ser enviados para o email [email protected] de 15 novembro a 15 de dezembro de 2020. A lista com os pedidos aprovados será divulgada nas redes sociais, site e release da CBSk até 15/01/2021.

Confira no arquivo em anexo ou pelo link https://bit.ly/34laanr todos os requisitos necessários e os critérios detalhados para pedidos de profissionalização!

Compartilhe.