Três brasileiros foram premiados no WSL Awards Honor World´s Best Surfers, na noite de gala dos melhores surfistas do mundo que celebra as conquistas da temporada 2016 e inaugura oficialmente o World Surf League Championship Tour 2017 na Austrália. O carioca Phil Rajzman recebeu seu segundo troféu de campeão mundial de Longboard, Caio Ibelli ganhou o do “Rookie of the Year” de melhor estreante entre os top-34 do CT e o também paulista Filipe Toledo levou o caneco do “Move of the Year” de melhor manobra do ano.
Toda a “seleção brasileira” do CT compareceu na festa e Adriano de Souza foi chamado para entregar o troféu que ele conquistou em 2015, para o novo campeão mundial John John Florence. Tyler Wright também venceu seu primeiro título em 2016, assim como outros cinco campeões, os também australianos Ethan Ewing e Macy Callaghan na categoria Junior Sub-18, a norte-americana Tory Gilkerson no Longboard feminino e o sul-africano Grant Baker e a havaiana Paige Alms no WSL Big Wave Tour.
As melhores performances do ano nas etapas do CT também foram premiadas:
Premiados da temporada 2016 da World Surf League:
Campeões mundiais: John John Florence (HAV) e Tyler Wright (AUS)
Vice-campeões mundiais: Jordy Smith (AFR) e Courtney Conlogue (EUA)
Estreantes do Ano no CT: Caio Ibelli (BRA) e Keely Andrew (AUS)
Mais subiram no ranking: Matt Wilkinson (AUS) e Tatiana Weston-Webb (HAV)
Melhor bateria do Ano: John John Florence (HAV) x Taj Burrow (AUS) em Fiji e Courtney Conlogue (EUA) x Sally Fitzgibbons (AUS) em Bells Beach
Melhor manobra do Ano: Filipe Toledo (BRA) e Johanne Defay (FRA)
Melhor onda do Ano: Kelly Slater (EUA) e Carissa Moore (HAV)
Campeões do WSL Big Wave Tour: Grant Baker (AFR) e Paige Alms (HAV)
Campeões mundiais de Longboard: Phil Rajzman (BRA) e Tory Gilkerson (EUA)
Campeões da categoria Junior Sub-18: Ethan Ewing (AUS) e Macy Callaghan (AUS)
“Eu só quero dizer que é realmente surreal estar aqui em cima hoje”¸ disse John John Florence, ao receber o troféu de campeão mundial de Adriano de Souza. “Isso foi o que sempre sonhei em toda a minha vida e não poderia ter conseguido sem todo o apoio que tive para chegar aqui. Quero agradecer a minha mãe e dedicar esse título para ela. É por causa da minha mãe que estou aqui e obrigado a todos que me apoiaram também. É um momento incrível para mim e boa sorte a todos neste ano”.
Por João Carvalho