Brasil começa com três vitórias masculinas em Taiwan

Rodrigo Sphaier / Foto Tim HainRodrigo Sphaier / Foto Tim Hain

A categoria masculina foi iniciada após a feminina, com cinco sul-americanos vencendo suas baterias no Taiwan World Longboard Championshipe, no último domingo (26), passando direto para a terceira fase, os brasileiros Phil Rajzman, Jefson Silva, Jeferson Silva e os peruanos Piccolo Clemente e Lucas Garrido Lecca.

Edouard Delpero (FRA) / Foto Tim Hain

Já o francês Edouard Delpero aumentou os recordes com notas 9,60 e 17,97 pontos, marcas que ninguém conseguiu ultrapassar no restante do dia. O bicampeão mundial Piccolo Clemente entrou na segunda bateria e a nota 6,5 da sua primeira onda decidiu a vitória apertada, por 10,90 a 10,87 pontos sobre Shohei Akimoto, com outro japonês ficando em terceiro lugar com 7,60, Satoshi Horii.

Depois disso, aconteceram três vitórias brasileiras seguidas na oitava, nona e décima baterias. A série começou com o paulista Jefson Silva batendo o norte-americano Cole Robbins e o havaiano Ned Snow por 13,30 a 12,90 pontos, que seus dois oponentes totalizaram. O atual campeão mundial, Phil Rajzman, dominou o confronto seguinte com os australianos Jack Entwistle e Jared Neal, até confirmar a vitória por 14,33 pontos com a nota 7,50 da sua última onda. E outro competidor do Rio de Janeiro, Jeferson Silva, superou o sul-africano Steven Sawyer e o francês Aurelien Meynieux, da Ilha Reunião, por 13,37 pontos.

Na disputa seguinte, dois sul-americanos estrearam na mesma 11ª bateria e o peruano Lucas Garrido Lecca avançou direto para a terceira fase com as notas 6,33 e 7,07 das suas primeiras ondas. O brasileiro Rodrigo Sphaier ainda conseguiu a maior nota – 7,57 – e acabou somando um 3,80 por não ter achado outra onda boa para surfar. O sul-africano Matthew Moir ficou em último e ambos terão que encarar a primeira repescagem do campeonato.

Piccolo Clemente (PER) / Foto Tim Hain

Além de Rodrigo Sphaier, outro brasileiro perdeu em sua estreia no Taiwan World Longboard Championship, Bage Brayner, por uma pequena diferença de 12,93 a 12,40 pontos para o havaiano Kai Sallas. O primeiro a tentar se recuperar da derrota na primeira fase é Rodrigo Sphaier, escalado na quinta bateria da segunda fase com o japonês Satoshi Horii. Já Bage Brayner vai disputar a última vaga para a terceira fase com o australiano Nic Jones.

Por João Carvalho

Compartilhe.