Beach Summer Festival 2022 – Praia do Futuro celebra o surf livre

Foto DivulgaçãoFoto Divulgação

Nos dias 07 e 08 de maio a Barraca Barong, localizada na Praia do Futuro, a mais famosa da Capital cearense, foi palco de um dos maiores projetos de Surf Clube já realizados no estado do Ceará intitulado Beach Summer Festival. Os atletas Free Surfers aproveitaram as boas condições durante todo o evento para dar um verdadeiro show de surf diante das famílias e amigos presentes. Outro diferencial apontado pelos participantes foi a excelente estrutura disponibilizada pela Organização, com amenidades para os participantes como um supercafé da manhã, atendimentos de fisioterapia e massoterapia, degustação de cafés aromatizados, distribuição de brindes, protetores solares, açaí, parafina, etc.

As categorias em disputa foram: ídolos (categoria para atletas free surfers amadores de nível avançado); Vibes (categoria para atletas free surfers amadores de nível intermediário) e Hookie (categoria para atletas free surfers amadores de nível iniciante);

O grande campeão da principal categoria em disputa, a Ídolos, foi o surfista free surf amador da Praia do Futuro, Ítalo Cotan. O atleta combinou muito bem o conhecimento do pico com sua técnica refinada, para escolher as melhores ondas na mais importante bateria do evento, a Final da Categoria Ídolos, não dando chances para seus adversários, os atletas, Marconi Coluna, Cardoso Junior (Patrocinador e convidado do evento) e Renato Câmara, que ficaram em segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente.

“O evento foi incrível! Estou amarradão demais! São tantos produtos na Premiação que eu nem consigo segurar direito (risos)… Parabéns a todos os organizadores e à comissão técnica. Nos sentimos muito valorizados com tudo o que vocês proporcionaram a todos os atletas nesse evento. Não somente os finalistas, mas a todos que participaram” declarou o campeão.

Na categoria vibes, voltada para aqueles de nível de surf intermediário, o grande campeão foi Widney Costa, surfista da Praia do Iguape. O atleta mostrou toda a sua desenvoltura lapidada nas ondas do município vizinho a Fortaleza, para sagrar-se campeão de sua categoria, deixando Diego Mattei em segundo, Emanuel Rodrigues em terceiro e Ítalo Alves na quarta colocação.

 

Na categoria Hookie (com “H” mesmo) o campeão foi o atleta Emanuel Rodrigues. Integrante do Projeto Social Seed Surf Escola, o atleta foi convidado para o evento de forma gratuita (uma maneira encontrada pelo evento para colaborar com o fomento da parte social e dar oportunidade aos menos providos de recursos) e demonstrou todo o conhecimento do seu pico de treino diário junto ao seu pai, Glauciano Rodrigues (atual Campeão Cearense Pro e Líder do Ranking 2022), para dominar a Final e superar Matheus Dantas na segunda colocação, José Forte em terceiro e na quarta colocação Cauã Pinheiro.

A premiação foi um dos maiores diferenciais do evento com mais de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) em prêmios, que foram distribuídos entre os campeões no formato de vouchers, além de pranchas para os campeões de cada categoria, kits contendo roupas, acessórios de prancha, acessórios para celular, café gourmet e protetores solares, o que fez do BEACH SUMMER FESTIVAL 2022 um evento histórico. O apoio aos organizadores foi incondicional com inúmeros feedbacks positivos, tanto dos atletas, quanto da Comissão de Arbitragem, patrocinadores e apoiadores, que ficaram entusiasmados com toda a infraestrutura ofertada durante os dois dias do evento.

Segundo Phelipe Maia e Israel Rodrigues, organizadores do evento, ambos só conseguiram concretizar um evento desse porte por conta da grande rede de apoio que se construiu em torno deles, com atletas, patrocinadores e colaboradores em diversas frentes imbuídos na missão de fazer o que fosse preciso para que os atletas, os maiores astros do evento, fossem valorizados e respeitados. A dupla também afirma que foi uma satisfação sem tamanho chegar ao fim desse desafio com tantas pessoas repercutindo bem o evento e aproveitando para reafirmar que nunca conseguiriam construir essa história sozinhos:

“Para nós que estamos a frente de tudo isso foi incrível observar o brilho no olhar de todos que participaram desse evento… Ficamos lisonjeados ao extremo por promover um evento satisfatório, diversificado e bem estruturado. Isso demonstra que quando temos vontade de fazer aquilo que amamos, todo o esforço e dedicação valem muito a pena. Nesse processo procuramos colocar toda a nossa experiência de muitos anos de competições no objetivo de respeitar, cuidar e levar o melhor que podíamos ofertar aos atletas, um ambiente agradável e digno a todos aqueles que participaram. E acredito que conseguimos!”, comentou Phelipe.

PRÓXIMAS ETAPAS

Ainda segundo Phelipe Maia, existe um plano para a realização de mais duas etapas do BEACH SUMMER FESTIVAL em 2022, onde também serão adicionadas mais categorias com o objetivo de ampliar o público que quer ter um ambiente de confraternização entre amigos, um lugar onde poderá levar a sua família para se divertir e competir entre si, sem a pressão do resultado, comum entre atletas profissionais. O BSF é um festival de praia pensado para reunir amigos e freesurfers que vivam o surf de forma amadora e que não visam exclusivamente a competição. Por isso a filosofia do evento segue com o objetivo de não permitir atletas competidores de circuitos oficiais homologados pela Federação de Surf do Estado do Ceará, a não ser que sejam convidados por patrocinadores e apoiadores e em situações de apresentação apenas e não de competição.

RESULTADOS

ÍDOLOS
1º Ítalo Cotan
2º Marconi Coluna
3º Cardoso Júnior
4º Renato Camara

VIBES
1º Widney Costa
2º Diego Mattei
3º Emanuel Rodrigues
4º Ítalo Alves

HOOKIE
1º Emanuel Rodrigues
2º Matheus Dantas
3º José Forte
4º Cauã Pinheiro

Compartilhe.