Adriano de Souza salva a pátria

Adriano de Souza / Foto Matt Dunbar Adriano de Souza / Foto Matt Dunbar

O campeão mundial Adriano de Souza salvou a pátria brasileira no retorno do Rip Curl Newcastle Cup. Após quatro dias sem ondas, na terça-feira a série quebrou de 3-5 pés em Merewether Beach para a continuação da etapa que inaugura a “perna australiana” do WSL 2021 em Newcastle. Mineirinho aproveitou a segunda chance de classificação para a terceira fase, mas Jadson André ficou na repescagem. As oitavas de final femininas fecharam o dia e Tatiana Weston-Webb também acabou eliminada pela australiana Isabella Nichols. Dez brasileiros seguem na disputa do título e Gabriel Medina foi escalado para abrir a terceira fase. A primeira chamada para a sua bateria será as 6h45 da quarta-feira na Austrália, 17h45 da terça-feira no Brasil.

A terça-feira em Newcastle foi iniciada pela repescagem feminina e Adriano de Souza entrou no terceiro confronto do dia, pela primeira rodada eliminatória dos homens. Mineirinho enfrentou dois australianos nas direitas de Merewether Beach, onde já foi campeão de uma etapa do WSL Qualifying Series em 2008. Ele não começou bem, mas depois achou uma boa onda para entrar na briga pelas duas primeiras vagas para a terceira fase com nota 6,33.

A seguinte foi melhor, abriu uma parede mais sólida para o campeão mundial começar com um grande arco, seguido por uma batida forte jogando água pra cima, emendando com um cutback, mais um e finalizou com um ataque na junção. Adriano vibrou com a onda que valeu a maior nota da bateria, 7,33. Com ela, assumiu a liderança, porém no final Owen Wright surfou uma onda que ganhou 6,60 para vencer por 13,77 a 13,66 pontos. Os dois avançaram para a terceira fase e Matt Banting terminou em 33.o lugar com 11,00 pontos.

“Estou muito feliz em estar aqui em Newcastle, um lugar onde eu já venci. Meu maior objetivo era surfar da melhor forma possível e, quando não consigo, eu fico muito bravo”, disse Adriano de Souza. “Acho que nessa bateria eu consegui mostrar o meu melhor e por isso fico muito empolgado. Meu objetivo mesmo é fazer o meu melhor, independente do resultado. Nesse campeonato, consegui trazer um pouco desse espírito nesse rounde 2 e espero que no próximo os meus santos protetores possam me trazer boas ondas como eu gosto”.

Adriano de Souza agora vai disputar a terceira vaga para as oitavas de final do Rip Curl Newcastle Cup com o francês Jeremy Flores na terceira fase. A primeira batalha será a do bicampeão mundial e vice-líder no ranking 2021 da World Surf League, Gabriel Medina, com o australiano Connor O´Leary. O segundo brasileiro a competir na terça-feira foi o potiguar Jadson André, que não conseguiu passar pela repescagem e foi eliminado em 33º lugar.

Compartilhe.