A Vans celebra a cultura underground

Celebrando o compromisso da Vans com a arte e com a cultura underground, a Vans se une ao fotógrafo Jim Goldberg para apresentar uma coleção exclusiva de calçados, vestuário e acessórios. Criada para celebrar seu influente livro “Raised by Wolves” (1995), que documenta a vida e a realidade de jovens sem-teto das ruas de São Francisco e Los Angeles, a coleção-cápsula é composta modelos Vans OG meticulosamente customizados com elementos icônicos da obra do artista.

Jim Goldberg é um artista e fotógrafo americano, cujo trabalho reflete colaborações profundas e de longo prazo com pessoas negligenciadas, ignoradas ou fora da população comum e mainstream. Residente em Bay Area, Goldberg recebeu diversos prêmios reconhecendo o seu trabalho, incluindo três bolsas de estudo da National Endowment of The Arts in Photography, uma da Guggenheim Fellowship, o prêmio Henri Cartier-Bresson e o Deutsche Borse Photography Prize. Além disso, Jim Goldberg também é professor emérito na California College of The Arts e é membro da Magnum Photos Agency desde 2002.

“Raised by Wolves” coleciona dez anos de fotografias, textos, filmes e instalações para criar uma representação de várias camadas de jovens deslocados e incompreendidos na busca pela liberdade. As fotografias capturadas entre 1985 e 1995, percorrem dentro e fora de filmes caseiros, pertences descartados, desenhos e anotações dos diários de Goldberg criando um álbum de colagens da realidade gritante e inigualável da vida nas ruas.

Os principais calçados da coleção-cápsula são o OG Old Skool LX (acid wash denim) e o OG Sk8-Hi LX (mattress). Todas as silhuetas fazem conexões diretas com imagens repetidas em todo o corpo de trabalho influente de Goldberg. Apoiando as duas silhuetas, a coleção também apresenta um OG Classic Slip-On LX, que recebe textos escritos à mão nas viras, além dos cabedais estampados. Assim como todos os modelos OG Vans Vault, cada tênis da coleção é baseado no estilo original OG, com a alta foxing tape aplicada manualmente, estampas e painéis originais, assinatura exclusiva da coleção e materiais elevados.

A colaboração é uma oportunidade de apresentar um importante e forte corpo de trabalho para um novo público, além de tangibilizar o compromisso da Vans com a arte e a habilidade da marca em utilizar lona para a expressão criativa artística. “Contar com o poder e a visibilidade das grandes marcas para devolver para as nossas comunidades é um ganho a mais”, ressalta Goldberg. “Além disso, eu uso Vans desde sempre, então ter a oportunidade de trabalhar com eles para criar uma linha de vestuário tem sido incrivelmente gratificante para mim e para o projeto”.

Para celebrar o trabalho de Jim Goldberg em contar a história de jovens deslocados e incompreendidos, em conjunto com o compromisso da Vans em apoiar a arte e a cultura, a Vans irá doar mais de 2.000 calçados e peças de vestuário para os adolescentes sem-teto em abrigos em Los Angeles e São Francisco. A Vans irá doar também US? 20.000 para o Los Angeles LGBT Center, que proporciona uma rede vital de segurança para a comunidade LGBTQ+ em toda a sua diversidade num local seguro e acolhedor onde as pessoas podem encontrar ajuda e esperança quando mais precisarem.

Compartilhe.