Semana da Criança da ONG Social Skate com muita diversão e presença do skatista francês JP

Foto Divulgação ONG Social SkateFoto Divulgação ONG Social Skate

Sábado é o Dia das Crianças e a ONG Social Skate já está em plena atividade com as suas 150 crianças. Desde segunda, a Instituição vem realizando atividades esportivas, culturais, educativas e muitas gincanas com várias brincadeiras, além de convidados especiais que vão deixar a semana mais atraente. Vale a pena conferir a agenda de atividades que só termina dia 12 de Outubro, atendendo os jovens e familiares de Calmon Viana, em Poá, São Paulo.

Quinta-feira, 10 de Outubro:
Atividade Caixa Magica (oficina do Olhar para crianças), no período da manhã, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h30. Esta oficina tem como objetivo mostrar a importância da percepção do olhar e sensibilidade ao desenvolver storytelling (criar historias) utilizando de fotografias que estarão dentro da “caixa Magica.

A oficina será conduzida de forma voluntaria pela sua criadora Made Picchi, diretora audiovisual, criadora de conteúdos infantis e adultos que acredita na espontaneidade das crianças potenciando sua criatividade e autonomia.

Junto dessa atividade, as crianças realizarão a ação “Somo todos Manny” que se consiste em pintar o cabelo com tintas coloridas em alusão ao skatista Porto Riquenho Manny Santiago, integrante da Liga Mundial de Street Skate a Street League, que visitou a ONG no mês passado. Manny, possui entre suas características marcantes sempre estar com os cabelos pintados, cada hora de uma cor.

Sexta-feira, 11 de outubro:
Visita do skatista profissional francês Jean-Philippe Villa, das 9h30 às 11h30. O Skatista também conhecido por JP Villa, anda de skate há 23 anos. Ele vai conhecer o trabalho realizado por Sandro Testinha e Leila Vieira, responsáveis pela ONG. Na ocasião, o skatista pretende brincar, andar de skate e, como já frequenta o Brasil há cinco anos, vai ensinar a tradução de algumas palavras do universo do skate do Frances para Português, junto à criançada.

Ainda na Sexta-feria, dia 11 de outubro, no período da tarde, a criançada realizará o piquenique na quadra. Nesta atividade cabe aos alunos trazerem um prato para compartilhar entre os amigos (as) e, durante o piquenique vai rolar a simulação de um campeonato de skate onde todos vão realizar apresentações individuais assim como nos campeonatos oficiais.

JP Villa / Foto Divulgação ONG Social Skate

JP Villa / Foto Divulgação ONG Social Skate

Sábado, 12 de outubro:
No Dia das Crianças, no sábado, dia 12 de outubro, no período da tarde, das 14h às 17h, as crianças vão se divertir muito na porta da sede da ONG Social Skate, com direito a tudo que o universo dos(as) pequeninos(as) tem: sorvetes, hot-dog, refrigerantes, doces, bolos e, claro, muitos presentes! Para eles não deixarem de ter contato com o skate será montada na calçada uma grande pista de fingerboard (skate de dedo) doada pelo skatista profissional Fabio Sleiman, que também esteve presente na ONG, recentemente, com o Manny Santiago.

Para Sandro Testinha um dos idealizadores da ONG, é desafiador. “Estamos sempre em atividades e promover mais ainda para essa juventude é muito gratificante. Nesta semana a grade é bem diferenciada. É comum realizar esse tipo de trabalho apenas no dia 12, quando se comemora o Dia das Crianças, mas aqui na Social Skate todo dia é dia das crianças”, ressaltou o Testinha.

Para a Coordenadora Pedagógica da ONG, Leila Vieira, esta é uma semana recheada de atividades. “O que estamos fazendo, além de deixá-los muito felizes é reforçar o nosso compromisso, e da nossa entidade, com uma celebração da infância de maneira sadia, lúdica, acolhedora e feliz.

Foto Divulgação ONG Social Skate

Foto Divulgação ONG Social Skate

ONG Social Skate
A ONG Social Skate trabalha o Projeto Manobra do Bem II, um projeto já desenvolvido com o skate pela ONG, que conta com total patrocínio da Nike Social Community Impact com o slogam “Feito pra Jogar”. A Instituição também está inserida na Lei de Incentivo ao Esporte do Estado de São Paulo.

Ela também desenvolve o “Manobra do Bem Esporte, Movimento e Arte”, que tem como principal patrocinador a empresa EDP Brasil, apoio do Instituto EDP, com aportes do FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente) de Poá e apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente- CDMCA, de Poá.

Por meio desses dois projetos, cerca de 150 alunos, de 6 aos 18 anos, ocupam os dois espaços utilizados para as atividades (quadra coberta e quadra descoberta), onde são atendidos, gratuitamente, com lanches, palestras disciplinares, acompanhamento escolar e familiar, aulas de skate, ballet, circo, dança, teatro, futsal e aulas educação física.

Compartilhe.