Oi STU Open acontece até domingo, na Praça Duó

Oi Stu Open 2018 / Por Pablo Vaz
Oi Stu Open 2018 / Por Pablo Vaz

Mais de 200 skatistas de 39 países prometem fazer uma prévia do que será a estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. O Oi STU Open, que vai até o dia 17 de novembro, proporciona o festival perfeito para estes grandes duelos. Skatistas das modalidades Street e Park competem por importantes pontos para a classificação olímpica. Além de muito skate, o evento tem shows, exposições de arte, oficinas, comida de rua e moda. Na segunda-feira, dia 11, os treinos precisaram ser interrompidos por conta da chuva. A competição retorna nesta terça, a partir da 8h.

Para começar a carimbar o passaporte para Tóquio é importante somar pontos. A disputa de Park do Oi STU Open valerá como uma etapa do Pro Tour, distribuindo valiosos 60 mil pontos para o primeiro colocado. Já no Street, a etapa somará 40 mil pontos para o campeão, valendo como um Five Stars. A competição oficial começa quarta, dia 13 de novembro.

No Street feminino, as brasileiras vêm forte para competição. No ranking olímpico, a líder é a paulista Pamela Rosa, atual campeã mundial da modalidade, seguida de Rayssa Leal, na segunda posição, e a japonesa Aori Nishimura em terceiro lugar.

Já entre os homens, o brasileiro Kelvin Hoefler aparece em quarto lugar no ranking olímpico. A primeira colocação está com o americano Nyjah Huston, seguido do japonês Yuto Horigome, e o português Gustavo Ribeiro.

“Estou bem animado para a etapa do Rio, pois amo a cidade e a torcida me incentiva muito. Vai ser uma grande competição”, afirma Kelvin.

No Park, as japonesas lideram o ranking com Misugu Okamoto, em primeiro lugar, e Sakura Yosozumi em segundo. A britânica Sky Brown completa o terceiro lugar. Nossas brasileiras ficam no sétimo lugar com Dora Varella, e oitavo lugar com Isadora Pacheco.

“Estou muito animada para competir aqui. O evento vai ser incrível, com disputa das duas modalidades, shows, muita coisa bacana. Estou no Rio há alguns dias e está sendo uma experiência muito legal”, disse Sky.

No Park masculino, o líder é o americano Heimana Reynolds, seguido dos brasileiros Luiz Francisco com o segundo lugar e Pedro Barros, em terceiro.

“É muito bom ter mais um campeonato com nível mundial aqui no Brasil em 2019. Ajuda muito na cena do skate e fortalece a nossa essência aqui no país. Eu espero que seja mais uma oportunidade para gente andar muito de skate, rever os amigos e inspirar pessoas. A pista da Praça Duó já é conhecida, tem um bom nível, dá para fazer uma ótima linha e buscar um resultado importante”, completa Pedro Barros.

Os 15 melhores atletas do Ranking Olímpico da World Skate (OWSR) estão automaticamente qualificados para o Oi STU Open, sem precisar disputar as eliminatórias. Os dois melhores resultados de cada skatista na primeira janela olímpica (de janeiro a setembro de 2019) e os cinco melhores resultados da segunda janela (de outubro de 2019 a maio de 2020) serão considerados na classificação para os Jogos. O Oi STU Open abre a segunda e última janela da corrida olímpica para Tóquio 2020.

Além dos pré-classificados, confira a lista dos brasileiros que também participam da competição:

Indicados pela CBSk

Park feminino

Victoria Bassi

Letícia Gonçalves

Camila Borges

Bia Sodré

Park masculino

Héricles Fagundes

Pedro Carvalho

Matheus Mello

Italo Penarrubia

Luigi Cini

Street feminino

Isabelle Menezes

Karen Feitosa

Ariadne Souza

Street masculino

Felipe Gustavo

Ivan Monteiro

Lucas Rabelo

Luan Oliveira

Marcelo Batista

Indicados com base no ranking Oi STU QS:

Street feminino

Rafaela Murbach

Giovana Dias

Karolene Lima

Giulia Scorza

Street masculino

João Lucas Alves

Gabryel Aguilar

Elton Melonio

Lucas Xaparral

Paulo Galera

Park feminino

Emily Antunes

Erica Leguizamon

Ana Julia Theodoro

Park masculino

Augusto Akio

Vi Kakinho

Hugo Montezuma

Micael dos Passos

Felipe Foguinho

Compartilhe.