Impulso Lírico chega ao Centro-Oeste do país

Denominado Impulso Lírico, o projeto criado pelo skatista Vitor Sagaz tem percorrido o Brasil com apresentações para jovens e adultos. A partir desta sexta-feira (23/6) ele passa por escolas estaduais e skate shops de Goiânia. No sábado é a vez de Brasília e no domingo o agito é na praça do Ancião, em Anápolis. Em cada cidade, Sagaz faz uma apresentação bem pessoal para o público. “Recito alguns poemas e interpreto os contos que estão no livro. Dependendo do ambiente, interajo com o público, estimulo a leitura e interpretação dos poemas. E também ando de skate, pois foi graças a minha vivência que adquiri toda informação que reproduzo no livro”, diz.

2017-06-21-PHOTO-00000119Skatista desde 1987, Vitor ‘Sagaz’, 39 anos, começou a rimar há cerca de quatro anos e formou seus primeiros versos baseados em experiências de vida. Com 88 páginas, o livro é uma explosão autoral de sentimentos e vivências de Vitor Sagaz. Ele agregou fotos de profissionais renomados do mercado e gravuras para fortalecer ainda mais o mix de cultura urbana da publicação. “Tanto minha trajetória de vida, quanto minha experiência no skate serviram de inspiração para os poemas. Além do amor pela minha família e amigos”, explica Sagaz.

Essa vertente poética permitiu que o skatista presenciasse situações de vida enriquecedoras. “Consegui unir ao skate e ir em escolas de crianças especiais, no Mato Grosso, além de ONGs como a Casa do Saber e em unidades da Fundação Casa para recitar e andar. Ultimamente, tenho frequentado saraus e promovido eventos de skate com batalhas de rimas e poesias em várias regiões do país”, destaca ele.

2017-06-22-PHOTO-00000200O projeto ganhou corpo e Sagaz já musicalizou diversos poemas e em breve lançará Poesia Cantada, uma coletânea de 10 músicas com vários estilos musicais. “Unir poesia ao skate é novidade e isso tem atraído muito a galera. As pessoas se identificam com o que escrevo e falo. É importante esse contato direto com os jovens. Passei muitas dificuldades, mas nunca perdi a fé e a esperança. Cresci, evolui e sinto-me honrado por conseguir expressar minha vivência. O Skatepoesia veio para somar, se for para dividir que seja apenas o conhecimento”, completa.

Por Nancy Geringer

Compartilhe.