Cristiano Nego Bala é o mais novo reforço do time de skatistas da ONG Social Skate

Foto Divulgação/ONG Social SkateFoto Divulgação/ONG Social Skate

A ONG Social Skate acaba de estender seu apoio para mais um skatista profissional em meio à pandemia, e fortalecer a família skateboard com a presença do atleta brasiliense Cristiano “Nego Bala”, que aos 43 anos, soma seu talento ao lado de Denis Silva, Gordinho do Gueime, Mailton dos Santos e Gian Naccarato.

O apoio só foi possível graças a parceria que existe entre a ONG Social Skate com a empresa Gol Linhas Aéreas, que proporciona aos atletas condições para viajarem e participarem de eventos em território nacional, além disso a principal missão deles é levar a mensagem da ONG, pautada na realização de atos que visem a inclusão social, educacional e cultural de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

O interesse em apoiar o Nego Bala surgiu após o presidente da ONG, Sandro Testinha, em Janeiro de 2020, participar de um evento em Brasília, e o Bala acabou desenvolvendo um trabalho que, na ocasião, chamou a atenção do Sandro, não só pelo talento encima do carrinho, mas como pessoa e personalidade. “O Nego Bala me surpreendeu, vimos a vontade dele em fazer o evento acontecer. O Cristiano não parava, uma hora estava enxugando a pista – tinha chovido – num outro momento estava manobrando na área, demonstrando seu leque de manobras e ainda conseguia tempo para orientar os mais novos a formularem uma linha de manobras, de como manterem a calma, entre outras atitudes. Essa postura do Nego chamou a minha atenção e a dos integrantes do time Social Skate e, na viajem de volta a São Paulo, começamos a pensar em convidá-lo para integrar ao nosso time de skatistas”, explicou Testinha.

E, mesmo estando todos enfrentando uma pandemia da Covid-19, surgiu a ideia de convidá-lo à distância. “Montamos uma caixa de material e uma carta de boas-vindas com depoimentos de todos os integrantes da equipe. A caixa não foi enviada diretamente para o Nego, foi para um amigo em comum lá do Distrito Federal, o skatistas e videomaker Dennes Ferreira, que ficou encarregado de criar todo o cenário para dar a notícia ao novo integrante. Foi assim que preparamos a surpresa”, esclareceu.

“Muito obrigado por concretizar esse sonho e fazer parte disso tudo. Acompanho as missões do Testinha desde antes da ONG, ainda na época do projeto na Febem, de inclusão. Eu, através do skate, só agradeço muito pelo convite e pela cota que eu recebi. Nem estava esperando. Agradeço a todos da ONG, não só os skatistas, mas a equipe e a galera que faz o dia a dia acontecer junto daquela criançada de Poá. O skate é tudo, é amor, e o Sandro junto com a Leila transformaram ele numa ferramenta muito poderosa. Nem sei mais o que dizer de tanta emoção, tamo junto, mais do que nunca agora!”, disse Cristiano Bala.

“Somos um projeto que utiliza o skate como ferramenta de inclusão e educação e sempre que possível colaboramos com o universo do skate, seja divulgando skate shop, ajudando atletas, realizando ações e eventos abertos a todos skatistas independentes, que de alguma forma participaram das ações da ONG. Também distribuindo alimentação ou promovendo bazares possibilitando que todos (as) possam comprar um produto ou calçado por um preço acessível. Enfim, no nosso entendimento não basta só utilizar do skate e sim colaborar com o progresso do skate como um todo e sempre que possível”, ressalta a pedagoga da ONG, Leila Vieira.

Os integrantes da equipe também registraram seus votos de boas-vindas ao Cristiano Nego Bala:

“O segredo é acreditar que tudo vai dar certo, por quê vai! Bem vindo Bala”, Denis Silva.

“Bora pro Gueime, Bala”, Gordinho do Gueime.

“O bom filho à casa torna! Bem-vindo Nego Bala!”, Mailton dos Santos.

“Bem-vindo irmão, com certeza vai somar muito com toda sua experiência no skate e fora dele. Que sua humildade, simplicidade e claro, Cristiano Nego, principalmente seu brilho no olhar continue e nos contagie mais ainda. Tamo junto mano e obrigado por fazer parte, agora, da família Social Skate”, Gian Naccarato.

Imagens by @dennesferreira e @sgt_samuelpires

Leia a carta na íntegra que ONG enviou para o Cristiano Nego Bala

Cristiano “Nego Bala”, admiramos seu estilo no skate há anos, desde a época do Prorad (transmitido ao vivo na globo). Lembro de você dando uns “benihana” gigantes, apesar do seu pouco tamanho. Sabemos de seu esforço e determinação para não só andar de skate, mas estimular outras pessoas que querem andar de skate. As vezes as condições financeiras e da vida nos impedem de ajudar e de si ajudar e, como no skate, a vida às vezes nos derruba e nos coloca obstáculos enormes para superarmos. Neste momento é hora de ver o que deu errado, ouvir uma dica, corrigir um posicionamento e tentar de novo, como fazemos no skate.

Você, meu amigo, passou por tudo isso e assim como você nós do time Social Skate acreditamos no seu potencial e capacidade de superação e estamos enviando essa ajuda para que continue andando de skate. O convite para entrar oficialmente no time de skatistas da ONG Social Skate, um time que não se resume a andar de skate e em ajudar o próximo, sempre por meio do skate.

Caso aceite, seja bem-vindo ao Time, Nego Bala, é um orgulho ter você conosco!

Sandro Testinha

___________

 

Compartilhe.