Circuito Oceânico da Ilha de SC começa nesta quinta

Fotos: Gabriel Heusi/Heusi ActionFotos: Gabriel Heusi/Heusi Action

A partir desta quinta (01) a Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê, recebe pela 29ª vez os melhores velejadores do país para a realização de mais uma edição do Circuito Oceânico, principal competição de vela oceânica do sul do Brasil. Aproximadamente 250 tripulantes de 35 embarcações são aguardados na raia até o próximo domingo, quando serão conhecidos os campeões das classes ORC, C30, IRC, RGS, RGS Cruzeiro, HPE-25, Bico de Proa e Multicascos.

Com algumas alterações para a edição desse ano, o 29º Circuito Oceânico promete ser um dos mais competitivos da história. Como bem explicou o Presidente da Comissão de Regatas, Ricardo Navarro, em 2018 serão duas raias que possibilitarão regatas específicas de acordo com o perfil de cada classe. As classes Cruzeiro, Bico de Proa e Multicascos terão quatro dias com regatas de percurso enquanto nas demais serão realizadas uma regata longa e cinco barla-sota, ou uma média no lugar de uma barla-sota, dependendo das condições.

“Todas essas mudanças visam deixar a competição ainda mais atraente para as tripulações, pois cada classe terá regatas de acordo com o seu perfil. Com isso a disputa será ainda maior elevando o nível técnico da competição. Importante lembrar que tais mudanças também atraem um número maior de velejadores para a raia como pode ser visto na edição desse ano”, frisa Ricardo Navarro.

Com quatro dias de programação a expectativa é de que a competição inicie a com a disputa de uma regata longa, assim como ocorreu nas últimas edições. No entanto as tripulações só terão certeza na manhã dessa quinta, quando a comissão faz a avaliação das condições para definir se as disputas serão de percurso ou barla-sota.

Por Danilo Caboclo

Compartilhe.