A atual campeã estadual Sub16 de surfe de São Paulo, Yasmin Neves, se diz preparada para demonstrar nas ondas tubulares e desafiadoras da Paúba todo o seu aprendizado na 4ª edição do Paúba Super Tubos, que acontece neste sábado (31), e que terá como um dos confirmados nada mais nada menos que o atleta Olímpico e bicampeão mundial Gabriel Medina, vencedor em 2019 na categoria Open. A novidade nesta edição são as categorias Feminina e Bodysurf, o famoso “jacarézinho”.
A audaciosa Yasmim adora ondas grandes, ocas e fortes. Promessa do surfe feminino, a local de Camburi, treinou muito para este momento. “Estou bem animada para este evento. Venho treinando nos últimos meses só para encarar Paúba e espero conseguir pegar bons tubos. É uma onda muito difícil, rápida e perigosa. Não pode ter erros. Uma onda de atitude”, ressaltou.
Este quarto ano de evento é em homenagem ao surfista Pedro Tanaka, 23 anos, morador de Maresias, tricampeão paulista e bicampeão brasileiro universitário de surfe, que faleceu no dia 26 de março, numa sessão de pesca submarina. Na edição de 2019, ele foi vice-campeão.
Estreante na categoria Feminina, Yasmin é de uma geração de mulheres que estão quebrando tabu e mostrando que pegar ondas grandes e bombas não são apenas um privilégio só para homens. “Cada vez mais as mulheres estão encarando ondas grandes e estão se destacando. Isso me inspira a participar de campeonatos assim”, finaliza a atleta, que é filha do experiente e legend surfista Zé Paulo, atual presidente da Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf).
A competição acontece dentro da janela programada, que é de 23 de Julho a 23 de Outubro, com atletas competindo nas categorias Open, Bodyboard, Bodysurf e Feminino. Ao todo serão 60 atletas encarando as ondas incríveis da Paúba.
Confira as fotos do último treino da jovem na Praia da Paúba
Fotos Charles Roberto