Surfistas da Califórnia vencem os títulos do Rip Curl Pro Bells Beach na Austrália

Cole Houshmand e Caitlin Simmers são os novos campeões do Rip Curl Pro (Crédito da Foto: @WSL / Aaron Hughes)Cole Houshmand e Caitlin Simmers são os novos campeões do Rip Curl Pro (Crédito da Foto: @WSL / Aaron Hughes)

Os dois títulos do Rip Curl Pro Bells Beach foram vencidos por surfistas da Califórnia. Caitlin Simmers, de 18 anos apenas, derrotou a francesa Johanne Defay, 30, na onda surfada nos últimos segundos da final, que valia a liderança no ranking do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) 2024. E o estreante na elite, Cole Houshmand, 23 anos, conquistou a sua primeira vitória batendo o número 1, Griffin Colapinto, 25.

A quinta etapa começa no dia 11 e o Western Australia Margaret River Pro determinará o corte na elite, de 34 para 22 surfistas no ranking masculino e de 17 para as 10 melhores do feminino.

Cole é o quarto surfista dos Estados Unidos a escrever o seu nome no troféu e na famosa escadaria com todos os campeões em Bells Beach. O primeiro foi Tom Curren em 1984 e 1990, depois Richie Collins ganhou a primeira etapa da história do Championship Tour criado em 1992 e Kelly Slater foi tetracampeão em 1994, 2006, 2008 e 2010.

A jovem californiana de 18 anos de idade apenas, Caitlin Simmers, também comemorou bastante a quarta vitória em sua segunda temporada na elite do CT, na onda surfada nos últimos segundos.  “Neste esporte, você sempre tem que acreditar em si mesma, porque essas coisas acontecem. Foi incrível e nem consigo acreditar. Competir em um nível tão alto, você precisa descobrir maneira de ter uma vantagem e é incrível conseguir a vitória aqui. Essa onda é muito difícil e nossa, ser a número do mundo é ótimo. Só espero conseguir levantar o sino (risos)”.

O californiano Cole Houshmand chegou na Austrália em 27.o lugar no ranking, abaixo da linha do corte na elite. Somente os 22 primeiros colocados e as top-10 seguirão disputando o CT depois de Margaret River, com vagas já garantidas para 2025.

A etapa de Margaret River será a quinta do CT 2024 e cada surfista descartará sua menor pontuação, ou seja, serão computados apenas quatro resultados no ranking da primeira metade da temporada.

Compartilhe.