Segunda competição da Tríplice Coroa inicia com altas ondas

Raoni Monteiro (RJ) (@WSL / Tony Heff)Raoni Monteiro (RJ) (@WSL / Tony Heff)

O início da Vans World Cup of Surfing vinha sendo adiado desde sábado no Havaí, mas começou com altas ondas na quarta-feira, com belos tubos num mar desafiador em Sunset Beach. A estreia de Gabriel Medina na Tríplice Coroa Havaiana é uma das atrações da etapa que fecha a lista dos dez indicados pelo WSL Qualifying Series para a elite dos top-34 que vai competir no World Surf League Championship Tour de 2018. Ele e os também campeões mundiais Adriano de Souza e John John Florence, estão entre os 32 cabeças de chave da terceira e última fase de dezesseis baterias em que foram divididos os 128 participantes do QS 10000 de Sunset Beach.

Luel Felipe (PE) (@WSL / Keoki Saguibo)

Na quarta-feira, foram realizadas as dezesseis da rodada inicial e mais duas da segunda fase, com 68 surfistas estreando no primeiro dia. Entre eles, nove brasileiros e dois peruanos. O pernambucano Luel Felipe entrou na primeira bateria, já achou alguns tubos para passar em segundo lugar e depois completou a segunda dobradinha brasileira vencedora do dia, com o carioca Raoni Monteiro no confronto que fechou a quarta-feira. Eles foram os primeiros sul-americanos a passar para a rodada dos cabeças de chave, que já entram no evento disputando classificação para as oitavas de final.

O experiente Raoni Monteiro, que por muitos anos fez parte da elite do CT e voltou a disputar o QS esse ano, já havia conquistado a primeira vitória verde-amarela na Vans World Cup deste ano. Na segunda bateria do dia, ele estreou junto com o paulista David do Carmo, que acabou eliminado pelo francês Maxime Huscenot. Depois, Raoni e Luel Felipe despacharam o neozelandês Ricardo Christie e o australiano Soli Bailey. A vitória levou o carioca para a segunda bateria da terceira fase, encabeçada pelo paulista Caio Ibelli e pelo pernambucano Ian Gouveia e apenas dois passarão para as oitavas de final. O pernambucano foi para a primeira, dos australianos Matt Wilkinson e Wade Carmichael, um dos integrantes do G-10 do QS.

A outra única classificação dupla do Brasil na quarta-feira aconteceu na última participação verde-amarela na primeira fase, com o capixaba Rafael Teixeira e o carioca Lucas Silveira despachando dois havaianos, Dylan Goodale e Luke Shepardson. Os paulistas Hizunomê Bettero e Victor Bernardo também passaram suas baterias em segundo lugar, enquanto três foram eliminados logo em suas estreias na Vans World Cup, o baiano Marco Fernandez, o catarinense Mateus Herdy e o paulista David do Carmo na vitória de Raoni Monteiro. Os peruanos Tomas Tudela e Lucca Mesinas também ficaram na primeira fase.

Por João Carvalho

Compartilhe.