Sábado tem Pedal das Capivaras

Quinta edição do Pedal das Capivaras, em 2015 (JB Carvalho / Shimano)Quinta edição do Pedal das Capivaras, em 2015 (JB Carvalho / Shimano)

A sexta edição do Pedal das Capivaras, passeio ciclístico que será realizado neste sábado (9) na Ciclovia do Rio Pinheiros, em São Paulo, teve seu início na manhã de quinta-feira (7) com a realização de uma roda de debate na capital paulista. A partir das 10h, no Auditório Coworking, na Alameda Santos, estiveram reunidos os dez debatedores convidados, para discutir o tema central das ações, pedalada e debate, que é alertar a população e os governantes para a importância da despoluição do Rio Pinheiros.

Ilustração do site #VoltaPinheiros (Divulgação/ Volta Pinheiros)

Entre os dez convidados que debateram o tema do Pedal das Capivaras, estavam reunidos representantes da sociedade civil e de órgãos do governo, com experiência e conhecimento em diversas áreas. Todos eles trouxeram à tona a importância de colocar em pauta a necessidade de despoluir o Rio nos holofotes da mídia e do poder público.

“O Pedal das Capivaras começou em 2011, um ano após a inauguração da Ciclovia do Rio Pinheiros. De lá para cá, o evento cresceu e mais interessados em debater a causa juntaram-se a nós. A quantidade de pessoas que utilizam a Ciclovia, seja para treinar, locomover-se ao trabalho ou apenas como lazer”, destacou João Magalhães, um dos organizadores do evento.

“Os dados da CPTM mostram que mais de 3 milhões de ciclistas já pedalaram lá, de 2010 até hoje. Ou seja, o Rio Pinheiros saiu do esquecimento, hoje ele é parte da cidade, por onde passam não apenas automóveis de vidro fechado para não sentirem o mau cheiro do rio, mas também cerca de 40 mil ciclistas por mês. São Paulo é uma das principais cidades da América Latina e merece um Rio Pinheiros despoluído. É por essa causa que estamos nos reunindo e esperamos dar início a uma ação duradoura que gere resultados, chamando atenção da população e do poder público para o tema”, complementa João Magalhães.

O projeto #VoltaPinheiros encabeça a lista de confirmações do debate, representado pelo publicitário Marcelo Reis. Ao lado de outros cinco integrantes da equipe, Carolina Younis, Bruno Andrade, Andreza Aguiar, Pedro Utzeri e André Curi, o #VoltaPinheiros nasce pela falta de cobrança aos setores públicos por parte da sociedade para solucionar o tema, ao sentirem que é chegado o momento de pressionar as entidades responsáveis pela questão. A iniciativa inclusive conta com um abaixo assinado.

Por Gustavo Coelho

Compartilhe.