O campeonato de surfe Feminino Neutrox Weekend acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de outubro, no Posto 03 da Praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A principal competição é a etapa do QS 1500 válida pelo ranking mundial do WSL Qualifying Series e pelo sul-americano da WSL South America, mas o evento também terá quatro categorias de âmbito nacional, Pro Junior Sub-20 e Longboard, ambas decidindo as campeãs brasileiras de 2017, além da Sub 16 e SUP Wave. O campeoanto será a 36ª das 40 etapas do WSL Qualifying Series 2017, cujo ranking classifica seis surfistas para o grupo das top-17 que vai disputar o título mundial no World Surf League Championship Tour de 2018.
Além de valer 1.500 pontos para o ranking mundial do WSL Qualifying Series, o resultado do evento também valerá 1.000 pontos para o ranking sul-americano da WSL South America, com o Neutrox Weekend sendo a penúltima etapa dessa competição regional.
As categorias Pro Junior e Longboard Pro irão decidir os títulos de campeãs brasileiras de 2017 da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP). A Pro Junior será a quarta etapa do circuito e a modalidade Longboard praticada em pranchões será a segunda e igualmente última do ano. O SUP Wave será um evento especial e não valerá pontos no ranking da Confederação Brasileira de SUP (CBSUP). E a Sub-16 será uma competição somente para apresentar os novos talentos do surfe feminino.
As inscrições para o QS 1500 podem ser feitas pelo site da WSL South America – até o dia 03 de outubro. Para as categorias Pro Junior, Longboard e SUP Wave, as inscrições deverão ser feitas na ABRASP – www.abrasp.com – até o dia 13 de outubro e mais informações e instruções podem ser obtidas com o diretor executivo da entidade, Pedro Falcão, pelo WhatsApp (21) 99140-9715. A premiação do QS 1500 Neutrox Weekend será de US$ 15.000,00 e as demais categorias, Pro Junior, Longboard e SUP Pro, o total de R$ 5.000,00 cada.
Para o evento, já está confirmada a participação das principais ranqueadas de cada categoria, como Silvana Lima, que conquistou em setembro o título da sétima etapa do Mundial de Surfe Feminino (CT) na Califórnia, a catarinense Jacqueline Silva, campeã sul-americana em 2015, a atual campeã sul-americana Nathalie Martins, Chloé Calmon que venceu em março o Kumul Longboard Championships em Papua Nova Guiné e lidera o ranking mundial de 2017 da modalidade na World Surf League, Nicole Pacelli, campeã mundial de Stand Up Paddle (SUP), além de profissionais de vários países como a peruana Anali Gomez e a equatoriana Dominic Barona, que lideram a corrida pelo título sul-americano esse ano.
Por João Carvalho