Praia da Grama abre seu circuito inédito de surfe 2022

Foto Adriano Feres @adrianoferesFoto Adriano Feres @adrianoferes

O primeiro campeonato de condomínio de surfe do mundo, numa piscina privada com ondas artificiais, deu início ao seu circuito, o Praia da Grama Surf 2022, com a realização da primeira etapa, reunindo 56 surfistas associados (moradores), no último sábado (28/05), na cidade de Itupeva, na Fazenda da Grama, em São Paulo, à 140 Km do mar.

“Este é um campeonato inédito no mundo. É o primeiro evento de surfe dentro de um condomínio que tem sua própria piscina com ondas. Existem outras Wavegarden, porém, esta é a primeira particular da história”, ressaltou o Head de Operações da Piscina da Grama Paulo Nemer, um dos idealizadores do circuito.

O cenário é paradisíaco e sem crowd, com uma praia de águas cristalinas e visual alucinante, e de um pôr do sol digno dos melhores picos de surfe do mundo. Foi assim que rolou a abertura do Circuito Praia da Grama Surf 2022, com quatro categorias em disputa: open, máster, grommets e feminina.

Os atletas foram assistidos em duas sessões de surfe. As primeiras baterias foram nas ondas programadas para quebrarem para as esquerdas, no Palanque A, na parte da manhã. No fim de tarde rolaram as direitas da Grama, no Palanque B. Ambas deram condições de manobras e tubos.

Os associados tiveram todas as condições de surfe para mostrarem o que sabem nas ondas artificiais. A primeira etapa contou com estrutura profissional e com a expertise de surfistas e juízes profissionais no staff técnico que atuam nos principais eventos do Estado de São Paulo e fora também, como foi o caso do ex-surfista profissional Zé Paulo, atual presidente da Federação de Surf do Estado de São Paulo, que entregou a premiação aos vencedores da grommets.

“É a minha segunda vez na Praia da Grama. Este lugar oferece toda estrutura que um evento necessita e este evento vai revelar em breve os primeiros campeões deste condomínio privilegiado”, disse.

Nas ondas o show ficou por conta dos surfistas. Na categoria Feminino, Dayane Lavor foi a grande campeã. Na segunda e terceira colocação ficaram as irmãs Leo, Helena e Isabela, respectivamente. Elas são frutos da piscina.

Theo Duque foi anunciado o vencedor da categoria Grommets, que conseguiu a vitória nos últimos minutos com uma onda de virada. A segunda colocação foi conquistada pelo surfista Breno Pirani. O pódio ficou completo com Kadu Duque, irmão do campeão, na terceira colocação.

Na categoria Master, acima dos 40 anos, o nível de surfe começa a ser mais técnico e os atletas apresentaram um show nas ondas artificiais. Guto Delgado levou a melhor nas águas cristalinas da Grama e venceu a primeira etapa, deixando Marcelo Grubba na segunda colocação, e Richard Alves em terceiro lugar.

O show de surfe mesmo rolou na Open, onde os atletas não economizaram nas batidas e rasgadas e apresentaram um arsenal de manobras, que impressionaram até os experientes juízes, e o surfista Eduardo Lavor sagrou-se o campeão, não dando chances aos seus adversários Ricardo Saheli, que terminou a primeira etapa na segunda colocação e Guilherme Gonçalves completando o pódio com o terceiro lugar.

O evento também contou com uma apresentação especial dos alunos dos professores de surfe da Praia da Grama, com a categoria Iniciante, onde todos receberam uma medalha de participação.

“Conseguimos concretizar o nosso circuito com a realização desta primeira etapa, de quatro programadas para 2022, um evento que há muito tempo os associados pediam. Foi tudo muito bem organizado. Todos estão de parabéns. Colocamos de pé o primeiro circuito de surf numa piscina privada do mundo”, finalizou Paulo Nemer.

Fotos Adriano Feres (fotos)

Ranking até a quinta colocação da primeira etapa Circuito Praia da Grama 2022
Feminino
1º Dayane Lavor
2º Helena Leo
3º Isabela Leo
4º Cecilia Pereira
5º Carla Zacaner
Grommets
1º Theo Duque
2º Breno Pirani
3º Kadu Duque
4º Nicholas Alonso
5º Enrico Frayha
Master
1º Guto Delgado
2º Marcelo Grubba
3º Richard Alves
4º Rodrigo Martire
5º Marcelo Escobar
Open
1º Eduardo Lavor
2º Ricardo Saheli
3º Guilherme Gonçalves
4º Rodrigo Rosa
5º Fabio Duque

Compartilhe.