O Brasil definitivamente se tornou o país do surf. Cada vez mais o esporte sobre as pranchas ganha espaço, adeptos e fãs, principalmente pelos resultados conquistados nas ondas. Os mais recentes comprovam essa força que dominou o Mundo, a medalha de ouro na estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o tri mundial profissional, sendo o quinto título brasileiro nas últimas sete edições realizadas.
E quem vem surfando muito bem essa onda para lá de positiva são os fabricantes de pranchas, aumentando suas produções. Referência no Brasil, a New Advance é um exemplo claro. A fábrica, com sede em São Vicente, no litoral paulista, vem ampliando a sua atuação no mercado em plena pandemia do Covid-19, tanto que passou a investir no e-commerce para conseguir atender ainda mais a sua clientela, ávida por ter equipamentos para ir para o mar pegar ondas. Agora, pelo site newadvancestore.com.br, é possível fazer a compra direta, tanto de pranchas quanto de vários itens relacionados ao esporte.
A ideia é oferecer ao consumidor equipamentos em pronta-entrega, apresentando diversos modelos, cores, tamanhos. Nos últimos anos, a New Advance vem investindo, com sucesso, em dois nichos de pranchas, os longboards, famosos pranchões, que deram início à modalidade, e o Stand Up Paddle, o SUP, que tem o auxílio de remos para surf, passeios ou travessias.
Além das pranchas, a New Advance Store expandiu a sua linha de produtos e sua loja on-line também conta com coleção de roupas, com camisetas, bermudas e bonés, parafinas, quilhas capas, rack de bicicleta, fitas e até mesmo carrinhos para levar longboard e SUP para o mar. Tudo personalizado com a marca que já está no mercado desde 1990.
A fábrica segue vendendo seus produtos fisicamente, para aquele cliente que gosta de encomenda mais personalizada, mas a ideia é mesmo ter mais agilidade no atendimento ao consumidor, para que mesmo de casa, seja onde for, possa ter o produto mais rapidamente.
O empresário Sérgio Silva, explica que esse processo, claramente, foi acelerado com a pandemia, que fez muitas pessoas adotarem novo comportamento, sobretudo se mudando para o litoral e trabalhando em home office, para poder curtir mais o tempo livre.
“Com o dia a dia da fábrica, o e-commerce não tinha atenção e quando veio a pandemia, o consumo de pranchas aumentou tanto, que não conseguimos dar conta. O pessoal que veio para home office na praia queria pranchas, muita gente na Riviera, em Ubatuba. Então tomamos a decisão de reativar o comércio eletrônico, dar atenção e dedicação”, conta Serginho.
Com a loja on-line, ele criou um showroom no principal ponto turístico de São Vicente, a Ilha Porchat. No local, ficam os produtos expostos para a rápida comercialização e ele aposta num crescimento gradual. Entre as novidades está a coleção surfwear, com linha de bermudas e camisetas. “Temos modelos em conceito, para quem chegou e passou dos 40, 50 anos, com imagens minimalistas, sem exagero, ligadas ao mar, natureza”, ressalta o empresário.
“A New Advance é uma marca que carrega junto um conceito. Os clientes falam que estão vindo porque aqui é a melhor fábrica, a melhor prancha. Trabalhando a gente criou esse produto de desejo, que tem um apelo de ser referência, por tudo que fizemos com atletas, como nos posicionamos. Achamos o nosso preço no mercado e temos credibilidade”, enaltece o proprietário da fábrica.
Para fortalecer a imagem, a marca investe maciçamente em atletas. Hoje o principal nome da equipe é Chloé Calmon, top do Circuito Mundial Profissional de Longboard, três vezes vice-campeã, melhor latino-americana no ranking nos últimos sete anos e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Leco Salazar, filho do lendário Picuruta, é outro competidor que já destacou a fábrica com os títulos mundial e brasileiro de SUP Wave.
Sylvio Mancusi, conhecido big rider, também integra o seleto time que usa as pranchas New Advance. Completam a equipe Thiago Bulhões e Wellington Reis, além de Diogo Gonçalves, em Portugal, Nacho Pignataro, no Uruguai, e Leena Mun, na Coréia do Sul, garantindo uma abrangência mundial na exposição da marca.
Hoje a fábrica tem como foco as pranchas de longboard, mini long, Mid Lenght, minitank e SUP e conta com shapers renomados – Neco Carbone, seu filho Marcelo Carbone e Almir Salazar. “Temos pranchas pigmentadas, pintadas. Temos uma produção sólida, diária, independente de verão inverno, mudança de moeda, plano de governo, pandemia. Todo dia sai prancha. Mais de 100 por mês”, anuncia.
“Com o on-line a tendência é ter crescimento. Temos pranchas prontas. É o cliente comprar, embalamos e enviamos. Hoje a produção demora e a ideia é que seja rápido”, explica o empresário, que tem como sócio no e-commerce o empresário Armindo Júnior.
Além da produção para o mercado nacional, a New Advance exporta suas pranchas para a Ásia, Coreia e Taiwan, América do Norte, América do Sul e Portugal. “Recebemos sempre mensagens de pessoas de várias partes do Brasil e do exterior, perguntando como faz para ter uma prancha e agora estamos facilitando esse processo. Reforçamos toda a nossa estrutura de atendimento, logística. Nosso foco é atender o cliente da melhor e mais rápida maneira”, completa Sérgio Silva.