Marildo Barduco e Ana Paula Pimenta vencem a Brasil Ride Trail Run Series

Largada na abertura da Brasil Ride Trail Run Series (Ney Evangelista / Brasil Ride)Largada na abertura da Brasil Ride Trail Run Series (Ney Evangelista / Brasil Ride)

Um dos principais circuitos de corrida de montanha do País, a Brasil Ride Trail Run Series teve seu início no último domingo, 31, em Botucatu (SP). Atletas de mais de 30 cidades competiram no evento na Cuesta Paulista, em três diferentes distâncias: 20, 16 e 6 km. Na principal delas, a longa, o botucatuense Marildo Barduco e a campineira Ana Paula Pimenta levaram a melhor, garantindo o lugar mais alto do pódio.

A vitória de Marildo Barduco, que o consagrou como bicampeão da etapa, foi conquistada em 1h34min26seg, após travar uma bonita disputa com o seu amigo e companheiro de treinos, Alexandre de Oliveira. Pouco mais de meio segundo separou os dois corredores após os 20 km e 590 m de altimetria acumulada. Rodrigo Frare completou o pódio, na terceira colocação, em 1h41min57seg.

“Havia competido nesta etapa em 2018, uma excelente prova, com percurso muito bom e desafiador. Este ano inovaram e colocaram uma subida um pouco mais forte”, disse Barduco. “O Alexandre é um atleta de alto rendimento, experiente neste tipo de disputa. Somos amigos e treinamos juntos aqui em Botucatu. Desde o início da prova, vi que ele estava com um ritmo mais cadenciado, que favorece o atleta e o faz gastar menos energia. Ou seja, bem dosado, o que causa pouco desgaste”, relembrou o bicampeão.

“Assim, achei que seria melhor correr desta forma a prova inteira também, deixando para definir no final. Poderia ter tentado abrir dele, mas pagaria um preço de, talvez, ficar cansado e sofrer para completar. Foi uma corrida bem disputada e planejada por nós dois, concluindo em um tempo muito bom. Sabia que o Alexandre sentiria em algumas subidas. Na última, depois da linha do trem, que foi bem pesada, abri uma vantagem, o que nem era minha ideia naquele momento. No fim, ele encostou e chegarmos juntos para disputar nos metros finais”, finalizou Barduco.

No feminino, Ana Paula Pimenta liderou com folga. A corredora de Campinas (SP) assumiu a ponta da prova no começo e buscou construir sua vantagem a cada quilômetro, para concluir os 20 km em 2h10min58seg. O pódio da etapa teve ainda Sidneia Cristina Gomes, em 2h22min56seg, e Ana Paula Sampaio, em 2h24min53, na segunda e terceira colocações, respectivamente.

“Foi a minha primeira vez nesta etapa de abertura. Já havia corrido os 70 km da Ultra Trail Run, que encerrou o circuito da Brasil Ride em 2018. Foi isso que me motivou a voltar para Botucatu e competir. A Trail Run da Brasil Ride é muito reconhecida entre os atletas dos esportes de ação e, por isso, estou super feliz. Me sinto honrada de ser a campeã da principal disputa da corrida de montanha do fim de semana”, comemorou Ana Paula.

“Não fui para esta prova imaginando que brigaria pelo título. Minha ideia era competir bem e conquistar uma boa colocação. Não conhecia minhas adversárias, mas pude observar, na hora da largada, que elas estavam fortes e bem preparadas. Acredito que a prova foi decidida já na largada, porque eu saí fazendo força e consegui manter esse ritmo. Não sabia se a vice-campeã estava próxima de mim, mas estive bastante atenta e corri com a precaução de não ser alcançada”, completou a vencedora dos 20 km.

Além do top 3 masculino e feminino na distância longa, diversos campeões foram coroados nas mais diferentes categorias por idade das três disputas, 20, 16 e 6 km. Na média (16 km e altimetria de 386 m), os primeiros a cruzar a linha de chegada foram Cassiano Narciso (25 a 34 anos), em 1h12min54seg, e Luciana Barbosa (45 a 54 anos), em 1h40min02seg, que ficou poucos segundos à frente de Telma Fernandes (35 a 44 anos), com o tempo de 1h40min04seg, e de Nadia Lemes (25 a 34 anos), em 1h40min31seg.

Na distância curta, de 6 km, com altimetria acumulada de 160 m, os mais rápidos foram Mario Bruder (35 a 44 anos), em 27min43seg, e Sandra Bordignon (45 a 54 anos), em 36min08seg. Ambos protagonizaram disputas emocionantes com adversários de outras faixas etárias pela vitória simbólica. Enquanto Mario ficou apenas 16 segundos à frente de Daniel Motolo, vencedor entre 25 a 34 anos, Sandra superou por 28 segundos a corredora Aline Lopreto, campeã entre 35 e 44 anos.

Compartilhe.